quinta-feira, 3 de março de 2016

Leitura no Ponto chega ao Terminal Planalto

Leitura no Ponto chega ao Terminal Planalto

            A obra literária “A mina de ouro”, de Agatha Christie, foi a escolhida pela costureira Valéria Tavares para ler enquanto esperava o ônibus, com opção de ainda poder continuar a leitura em casa. O livro era uma das várias opções disponíveis do projeto Leitura no Ponto, que agora está também no Terminal Planalto, primeiro entre os cinco terminais do Sistema Integrado de Transporte (SIT) a receber a iniciativa. O espaço foi entregue pela Secretaria de Educação nesta quinta-feira (3).
A solenidade foi marcada ainda pelo lançamento da coletânea de poemas “Flores e Aromas: Inspirações poéticas”, fruto do trabalho de professores e estudantes de escolas públicas de Uberlândia que será distribuída a estudantes e professores como forma de estímulo à leitura e à escrita poética.
            “Uso o Terminal todos os dias e agora vou ter a opção de ler um livro enquanto aguardo o ônibus. Alguns livros ainda têm preços altos e ter acesso gratuito a eles é muito bom”, disse Valéria Tavares.
            Implantado pela Prefeitura de Uberlândia em setembro de 2014, o Leitura no Ponto tem a proposta de estimular a leitura. Enquanto os usuários do transporte coletivo aguardam os ônibus nos locais onde tem o projeto, é possível ler uma obra literária e revista ou ainda levar para casa. Ao término da leitura, os organizadores do projeto pedem que o livro seja devolvido em qualquer estação com as estantes para que mais pessoas possam utilizá-lo. As obras são doadas e o acervo conta com diversos títulos nacionais e estrangeiros, com opções de romances, contos, poesias, biografias, crônicas e gibis, entre outros.
O Leitura no Ponto está disponível nas estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, além do Terminal Planalto. Para utilizar os livros, o cidadão não precisa se cadastrar, basta pegar o exemplar do seu interesse e usufruir da leitura.
            “A leitura é importante na formação dos cidadãos e na consciência crítica. Quando alguém lê, amplia seus conhecimentos”, disse a secretária de Educação, Gercina Novais.

Obra será distribuída a alunos e professores

A antologia de poemas “Flores e Aromas: Inspirações poéticas”, organizada pelas professoras Heliene Rosa da Costa e Lucilaine de Fátima Ferreira, foi lançada durante o evento do Leitura no Ponto no Terminal Planalto e será distribuída gratuitamente a estudantes e professores. No livro, são encontrados textos de alunos e professores das escolas Professora Stella Saraiva Peano, Professora Carlota de Andrade Marquez, Freitas Azevedo, Professor Mário Godoy Castanho, Jacy de Assis, Afrânio Rodrigues Cunha, Hilda Leão Carneiro e Teotônio Vilela. A produção da obra foi feita com orientações de equipes do Cemepe e da escritora Lucilaine de Fátima, autora do livro “Flor de Lu”.

Doações para o Leitura no Ponto

As doações para o Leitura no Ponto podem ser feitas por qualquer pessoa em uma das urnas existentes na parte inferior das estantes  nas estações. Posteriormente, os livros são identificados e expostos nas estações. Quem tiver grande quantidade para doar pode ainda entrar em contato com o Cemepe pelo telefone 3212-4363.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.