quarta-feira, 16 de março de 2016

Estado e Município alinham estratégias para receber delegações olímpicas

Estado e Município alinham estratégias para receber delegações olímpicas

            Representantes da Secretaria de Esportes de Minas Gerais e da Secretaria Executiva do Núcleo de Articulação Minas 2016 estiveram nesta segunda-feira (14) em Uberlândia para alinhar juntamente com a Prefeitura, estratégias relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e o tour da Tocha Olímpica. A equipe do Estado veio conhecer todas as demandas de Uberlândia nas áreas de capacitação, segurança, estrutura e demais itens necessários para a realização dos jogos, recepção das delegações que aqui sediarão seus treinamentos e os preparativos para a passagem da Tocha. A equipe está percorrendo todas as cidades que receberão as delegações estrangeiras no Estado.
            Pela manhã eles visitaram as instalações do Praia Clube e do Sesi Gravatás, que foram aprovados como Centros de Treinamentos para receber as delegações de três países (Sérvia, Irlanda e Bélgica). Os representantes do Estado verificaram o suporte que as equipes vão demandar de logística, de escolta, serviço de saúde e até de interação com a sociedade, atendendo aos objetivos e necessidades desses países.
            De acordo com Henrique Tangari, um dos coordenadores do Núcleo de Articulação Minas 2016,Uberlândia é a única cidade do interior do Brasil a ser CT e receber três delegações mundiais, e que isso implica em alinhar com todos os envolvidos a proposta de receber da melhor forma as delegações. Ele contou que Minas Gerais é o primeiro - e até o momento o único - estado do país a criar um programa para atendimento às delegações estrangeiras que participarão dos Jogos Olímpicos, ressaltando a preocupação de Minas Gerais em receber essas equipes da melhor forma. “Viemos justamente para poder oferecer o apoio necessário para um evento de tamanha magnitude e transformar isso num legado social, cultural e esportivo para a cidade”, disse.
            O subsecretário de Estado de Esporte, Adenílson Idalino de Sousa, além de visitar os Centros de Treinamento, pela manhã fez o mesmo trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica em Uberlândia. Nesta terça-feira ele irá se reunir com representantes da Prefeitura de Uberlândia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Exército para definir estratégias de ação durante a rota da Tocha, questões de logística e segurança.
            De acordo com Adenílson, o Governo do Estado está desenvolvendo um planejamento estratégico integrado, atendendo às solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador Rio 2016, para acompanhar os projetos nas áreas de segurança, mobilidade, voluntariado, promovendo a articulação com todos os órgãos e instituições envolvidas a fim de garantir que o evento seja feito dentro do que é exigido. “Essa é uma primeira visita de outras para perfilar todas das informações. Além de verificar questões como a estrutura da cidade, queremos também que os Jogos Olímpicos tragam investimentos e desenvolvimento para as cidades do Estado, especialmente nas áreas de esporte e turismo”, contou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.