domingo, 20 de março de 2016

Procon faz pesquisa e alerta consumidores sobre compra de ovos de Páscoa

Procon faz pesquisa e alerta consumidores sobre compra de ovos de Páscoa

Entre os dias 1º e 11 de março, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia pesquisou preços de ovos de chocolate. A pesquisa sobre os produtos tradicionalmente comercializados no período que antecede a Páscoa tem por objetivo sensibilizar os consumidores sobre a importância de planejar as compras e comparar os preços.
Foram visitados 13 estabelecimentos (Casa das Balas, Loja Doce, Pro Alfa, Atacadão, Extra, Bretas, D’Ville, Mart Minas, Bahamas, Carrefour; Lojas Americanas, Wall Mart e Casa do Chocolate). O levantamento se estendeu a 110 itens de 50g a 743g de cinco marcas diferentes (Garoto, Nestlé, Lacta, Erlan e Arcor).
            Os itens de menor peso encontrados foram o Coelho de Chocolate Garoto 50g e o Tablete Patinhas Lacta 50g, a um custo de R$ 5,99 e R$ 3,29 respectivamente. Já os itens de maior peso e preço foram o Ovo Alpino Nestlé 700g (variação de R$ 64,49 a R$ 89,90), Clássicos Sortidos Garoto 713g com preços desde R$ 65,99 a R$78,00 e Grandes Sucessos Lacta 743g com valores entre R$ 53,80 a R$ 84,49.
Em 2015, o item Ovo Alpino 700g foi comercializado a R$ 55,90 para o menor preço, configurando um aumento superior a 15% de um ano para o outro. A maior variação de preços encontrada pela fiscalização do Procon este ano se deu no ovo Amandita Due Lacta 231g. O produto foi encontrado a R$ 18,99 num determinado estabelecimento e já em outro a R$ 35,99, uma diferença de 89,52% no preço.
Segundo o Procon, o consumidor está habituado a escolher o ovo de chocolate pelo tamanho, situação comum quando os ovos possuíam numeração. O fato gerava confusão e prejudicava a escolha, uma vez que não havia padronização de tamanho por parte dos fabricantes. Logo, o Procon alerta que o consumidor deve observar o peso do produto e não o tamanho. Conforme constatação da pesquisa, de dois anos para cá os fabricantes abandonaram a prática de numerar os ovos e passaram a dar ampla divulgação ao peso devido às cobranças feitas pelo Procon em cumprimento ao direito básico à informação e à liberdade de escolha.
Com relação aos preços, o Procon orienta que cada consumidor realize sua própria pesquisa. A variação de preços entre estabelecimentos diferentes é grande e o consumidor deve ficar atento, pois não há tabelamento de preços, apesar da decoração uniforme dos corredores de ovos de chocolate darem essa sensação.
Aos lojistas e comerciantes o Procon orienta também atenção na precificação e na exposição dos produtos. Não pode faltar o preço e mesmo que não esteja individualizado no item, deve ser assegurado ao consumidor o entendimento imediato do valor daquele produto. Além disso, deve-se permitir o acesso facilitado do consumidor aos leitores óticos para a consulta do preço.
Com relação ao local de exposição dos ovos de chocolate o comerciante deve observar a não incidência de luz solar diretamente nos produtos e a ampla circulação de ar, uma vez que se trata de alimento fabricado com ingredientes extremamente perecíveis. Ovos com brinquedos em seu interior devem apresentar o selo do Inmetro e a classificação etária do brinquedo.
O Procon salienta que nos dias após a Páscoa são comuns as promoções, em especial de itens que possuem algum vício de aparência, ou seja, ovos quebrados ou amassados. A venda destes itens não é proibida, desde que o consumidor seja devidamente informado da condição do produto à venda, do desconto oferecido e que o produto não tenha sofrido nenhuma influência externa que o torne inadequado ao consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.