sábado, 19 de março de 2016

Ranking do saneamento traz Uberlândia entre os melhores do país

Ranking do saneamento traz Uberlândia entre os melhores do país

O Instituto Trata Brasil, organização não-governamental que avalia a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados no país, divulgou nesta quarta-feira (16) o seu  Ranking do Saneamento. Nele, Uberlândia é apontado como o terceiro melhor serviço de saneamento do Brasil entre os 100 maiores municípios brasileiros.
O estudo do Instituto baseia-se em dados retroativos a dois anos repassados pelas operadoras estaduais, regionais e municipais, públicas e privadas, ao SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. O ranking de 2016, por exemplo, teve como fonte dados referentes ao ano de 2014.
            No Dmae, a notícia foi recebida com entusiasmo pelos servidores. “Desde o início da elaboração do ranking temos estado entre os primeiros dez lugares, mas saber que nos mantemos no topo nos dá orgulho e a tranquilidade de que nosso trabalho está no caminho certo”, avalia o diretor-adjunto, Alexandre Silva, que há trinta anos é servidor da autarquia.
            Em seu levantamento, o Instituto Trata Brasil inclui, também, as tarifas médias cobradas pelas 100 cidades avaliadas e, dentre elas, Uberlândia é a que pratica a menor tarifa. O diretor geral do Dmae, Orlando Resende, chama a atenção para esse dado. “Melhoramos o nosso desempenho, subindo do nono para o terceiro lugar, sem onerar a população”, disse, referindo-se ao estudo divulgado no ano passado.
            O Ranking 2016 coloca Uberlândia à frente de municípios reconhecidos pela qualidade de vida, caso de Curitiba, classificado em 11º lugar. Ribeirão Preto, que extrai do aquífero Guarani a água que abastece a população, ocupa o 8º lugar, cobrando uma tarifa média de R$ 2,23, enquanto que em Uberlândia o valor praticado é da ordem de R$ 1,37. A vizinha Uberaba ficou na 19ª posição.
            O estudo completo do Instituto Trata Brasil pode ser acessado no endereço www.tratabrasil.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.