segunda-feira, 7 de março de 2016

Obras do Parque Linear do Córrego Lagoinha transformam cenário na região Sul

Obras do Parque Linear do Córrego Lagoinha transformam cenário na região Sul

As águas que no passado recebiam grande quantidade de dejetos de residências nas proximidades, hoje correm mais cristalinas e sem odor. O mato deu lugar à vegetação rasteira e nativa, e o cenário que já foi de completo abandono, aos poucos ganha nova paisagem, revelando um cartão postal no meio da mata.
Iniciada em dezembro, a implantação do Parque Linear do Córrego Lagoinha tem permitido revitalizar uma área de 34 mil m2, abrangendo os bairros Jardim Inconfidência e Vigilato Pereira, na região Sul, e transformá-la num dos principais espaços verdes de Uberlândia. E mais que isso: os novos equipamentos vão proporcionar mais lazer e práticas esportivas à comunidade.
Quem passa pelo local tem a oportunidade de acompanhar as obras e a mudança de cenário. A pista de caminhada já está em construção, bem como a ciclovia e área onde será implantado um parquinho infantil. O projeto de paisagismo privilegia espécies nativas da região e irá valorizar o cenário que tem como principal atrativo uma cascata de formação natural.
A antropóloga Poliana Mendonça mora em frente a área onde será o parque e espera que a transformação possa trazer, também, mais tranqüilidade aos moradores. “Historicamente, a área era freqüentada por usuários de drogas e ponto de prostituição. A gente espera que essa transformação possa trazer mais segurança e se tornar um ambiente mais familiar”, diz.

Recursos

O Parque Linear do Córrego Lagoinha está sendo implantado com recursos do Programa Buriti, desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) com o propósito de recuperar e proteger as nascentes das bacias hidrográficas que abastecem o município.
Os recursos empregados na obra, da ordem de R$ 781 mil, são provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Dmae e o Ministério Público de Minas Gerais. O Dmae está aplicando na preservação do Córrego Lagoinha valores correspondentes ao período entre 1997 e 2008 em que estava em vigor a Lei Estadual 12.503 que antecedeu a criação do Programa Buriti. A Estimativa é que a obra seja concluída até junho. O parque será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.