sexta-feira, 18 de março de 2016

Prefeitura não dá trégua nas mobilizações comunitárias contra a dengue

Prefeitura não dá trégua nas mobilizações comunitárias contra a dengue

Varrer qualquer vestígio da presença do Aedes Aegypti em cada canto de Uberlândia tem sido a meta que lidera as prioridades da Prefeitura Municipal para promoção de saúde da população.
Bairro a bairro, casa por casa, nesta quinta-feira (17) cerca de 130 agentes de controle de zoonoses se reuniram na Praça Felipe Santos e somaram esforços com a população do bairro Marta Helena para erradicar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika.
O prefeito de Uberlândia esteve com as equipes e abriu a atividade do dia com o anúncio de reforço tático na contratação de 40 novos agentes que já deverão estar em campo na semana que vem. Outra medida de reforço é uma parceria com sistema prisional do município para permitir que mais agentes de saúde estejam nas ruas. A ideia é trazer os apenados que cumprem sentença no regime semiaberto para utilizar como mão de obra no depósito de pneus da Prefeitura. Com isso, a Administração municipal promove a integração social dos detentos e libera para visitas domiciliares cerca de 25 agentes atualmente alocados no trabalho de recolhimento e reciclagem de pneus.
Na próxima semana começarão a circular pelas ruas de Uberlândia quatro motocicletas adaptadas para pulverização do inseticida usado no tradicional fumacê. Apelidados de “Motofog”, os veículos são adaptados e permitirão agilidade e maior cobertura nas ações de bloqueio nas vizinhanças em que são registrados casos de dengue.

Atuação da força tarefa

Motivados pelos números do boletim epidemiológico, o Marta Helena foi escolhido para ser o próximo da lista do mutirão que vem percorrendo a cidade. O bairro registrou 84 casos de dengue segundo o último boletim da dengue. Bairros com maior incidência do mosquito e números expressivos de casos notificados são priorizados nas ações de controle estratégico e mobilização social, que envolve entidades de classe, comerciantes, escolas, igrejas e moradores.
A varredura contra os criadouros do mosquito percorreu quintais instalações industriais, escolas e depósitos de ferro-velho, conhecidos como pontos estratégicos e que são regularmente visitados por agentes com treinamento específico.
A dona de casa Gracina Leopoldina comemorou a visita dos agentes pela segunda vez este mês. “Faço questão de conversar com meus vizinhos e até já convenci um deles a desfazer o depósito de pneus que tinha do outro lado do meu muro. Não temos como entrar na casa das pessoas, por isso os agentes de zoonoses têm feito diferença na minha comunidade”, conta.
A ação continuará focada em bairros onde se registra mais casos notificados. Esta abordagem integra a mobilização social promovida pela Secretaria de Saúde entre setores comunitários para prevenção e eliminação de focos de Aedes aegypti. Além do Marta Helena, os bairros São Jorge, Shopping Park, Taiaman, Jardim Brasília, Canaã e Brasil, além da região do Glória, tiveram a população atendida por ações de mutirão contra a dengue.

Outras Ações

Desde janeiro, mais de 400 agentes comunitários de saúde ajudam no combate ao mosquito visitando as casas em cada território das UBSFs. A Prefeitura de Uberlândia também está mobilizada por meio de ações de conscientização das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação Social, Serviços Urbanos, Obras, Desenvolvimento Social, entre outros, em suas atividades diárias.
Desde fevereiro, dezenas de militares passaram a contribuir diariamente nas visitas domiciliares junto aos agentes de controle de zoonoses, nos trabalhos de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.