sábado, 12 de março de 2016

Centro Residencial para a Pessoa Idosa é reformado

Centro Residencial para a Pessoa Idosa é reformado

             Quando o assunto é melhor idade, além de beleza, a casa precisa ser segura para evitar possíveis acidentes com os idosos. Pensando neles, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, entregou nesta sexta-feira (11) a reforma do Centro Residencial para a Pessoa Idosa, no bairro Guarani.
            O equipamento social é destinado a assegurar aos idosos moradia com segurança, conforto, dignidade e acessibilidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida e cidadania, através do desenvolvimento de atividades que permitam a integração e a convivência social. No local, moram 33 idosos em 24 casas que foram reformadas. Foram três meses de intervenções e os imóveis receberam novos telhados, casas de gás e reparos na instalação elétrica e sanitária, além de pintura padronizada conforme as demais unidades da Rede Crescer.
            Moderadora desde 2008, mesma data de inauguração do Centro Residencial para a Pessoa Idosa, a aposentada de 79 anos Eunice Francisca de Oliveira disse que mudar para o local foi a maior benção de sua vida, já que ela e o marido moravam de aluguel e conciliavam a renda com medicamentos, o que comprometia todo o orçamento. Dona Eunice agradeceu a gestão pública pela melhoria das moradias. “As casas estavam com muitos problemas de infiltrações, todas sem pintura e o ambiente estava feio. Agora não, a reforma tirou aquele aspecto que estava e deu uma cara nova, deixando com aparência de um verdadeiro lar”, disse.
            A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes, afirmou que o governo municipal não tem medido esforços para promover ações em prol do idoso no município. “Saio daqui muito feliz em ver o sorriso de cada morador deste local, mais do que isso, vou para casa sabendo que pode chover e que agora não vai molhar dentro da cada de vocês. Vamos continuar lutando para garantir de fato políticas de promoção ao idoso”, contou.
            Toda a estrutura e manutenção do Centro Residencial são mantidas pela Sedest, que ainda disponibiliza recursos humanos, administrativos, financeiros e logísticos necessários à execução do serviço. É ainda integrado ao Centro Residencial, a Rede Crescer Conviver, que permite aos idosos a oportunidade de fortalecer vínculos, socializar e participar de atividades de dança, música, hidroginástica, capoeira, informática, alfabetização, fisioterapia, dentre outras.
            Para ter acesso ao Residencial, o idoso precisa ter idade igual ou superior a 60 anos, comprovação de que não possui outro meio para manutenção de sua moradia e nem tê-la provida por familiares, ser independente para as atividades da vida diária e ter autonomia física e mental. Em caso de cônjuge, este também deverá ter idade igual ou superior a 60 anos.

SEDEST      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.