quarta-feira, 25 de março de 2015

Ações de combate à dengue seguem pelos bairros de Uberlândia

Ações de combate à dengue seguem pelos bairros de Uberlândia

Os trabalhos de combate à dengue continuam. Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), a Prefeitura de Uberlândia leva a mobilização contra o Aedes aegypti para o bairro Jaraguá, setor Oeste da cidade. O local foi escolhido por ser uma das áreas apontadas com maior índice de infestação do mosquito transmissor.
Além de vistoriar as residências, a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade de evitar o acúmulo de materiais que concentram água parada nas residências e promover o recolhimento de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Para o secretário de Saúde, Dario Passos, a parceria entre os vários setores da Prefeitura no combate à dengue junto à população é fundamental para diminuir a incidência de casos da doença. “Esse é um trabalho que deve ser feito coletivamente. Às vezes, o problema está mais perto do que imaginamos. Se tivermos cuidado com nossa casa, resolveremos os problemas. E a Prefeitura continuará fazendo a parte dela”, disse.

Dom Almir e Joana D’arc

O bairro Dom Almir recebeu o mutirão na sexta-feira (20), enquanto o bairro Joana D´arc foi contemplado com as ações nesta segunda e terça-feira (23 e 24). Mais de 60 agentes de controle de zoonoses que se mobilizaram e retiraram objetos que não eram mais utilizados pelos moradores e que seriam potenciais criadouros. Para que fosse possível a realização do trabalho, houve a fundamental parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, que participou fazendo o trabalho de roçagem e capina nos canteiros e terrenos no bairro, além de ações de retirada com os caminhões do “Cata Treco” e limpeza de bueiro.
Os moradores da região visitada aprovaram a iniciativa. Para o aposentado Sebastião Valério, que recebeu os agentes em sua casa, a mobilização foi muito útil. “Eu recebi várias informações sobre a dengue. É muito bom o trabalho que eles fazem, porque às vezes tem coisas na nossa casa que jamais pensamos que podem parar água”, disse.
Já a dona de casa Jordelina Sampaio destacou a ação dos recolhimentos dos possíveis criadouros do mosquito. “É bom esse trabalho, porque assim eu posso dar destinação final a elementos como um pneu e um vaso sanitário que estava na minha casa. Não sabia mais o que fazer com eles”, conta.

Depósitos predominantes

No último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), 37% dos focos foram encontrados em depósitos como recipientes plásticos, garrafas, e latas. “No caso do morador precisar que seja retirado algum elemento que possa parar água e que não lhe seja mais útil, o Centro de Controle de Zoonoses conta com um serviço de recolhimento. Basta ligar para o número 3213-1470”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio.
Nos meses de janeiro e fevereiro foram realizadas mais de 124 mil visitas domiciliares pelos agentes de controle de zoonoses. Para combater a epidemia da doença, além das visitas, mais de 200 chaves foram coletadas para vistoria em imóveis fechados, mais de 49 mil pneus foram coletados em borracharias e residências, atendidas mais de mil solicitações de vistorias feitas pela população e 1.546 vistorias em imóveis cadastrados como Ponto Estratégico (PE). Foram realizadas também ações de bloqueio com o UBV leve em mais de 10 mil imóveis e controle biológico com peixe em grandes recipientes como piscina e bebedouros de animais em desuso em mais de 140 imóveis.

Agentes e população juntos no combate à dengue

De acordo com Edimar Olegário, coordenador do Programa de Controle da Dengue, todas as ações são feitas em benefício das pessoas e efetivadas com a participação de cada cidadão. “Se o morador deixa de dar atenção aos criadouros do mosquito da dengue após a visita do agente de controle de zoonoses, a população do mosquito pode crescer e, por consequência, aumentar os casos da doença no município”, afirma.
Prevenir a dengue envolve o trabalho dos agentes do CCZ, por esse motivo é importante que a população facilite o acesso aos domicílios procurados e acate as orientações oferecidas. O agente de controle de zoonoses pode ser identificado visualmente pelo uniforme e crachá com a identificação do órgão. No caso de dúvida é possível confirmar a procedência da visita pelos telefones: 3213-1470 ou 3213-2391.

Casos notificados

A Secretaria de Saúde registrou um total de 3.154 casos notificados de dengue, sendo 878 casos confirmados por critérios laboratoriais e clínico-epidemiológicos, 234 casos descartados e 2.042 casos aguardando confirmação. Ou seja, para cada 100.000 habitantes há uma incidência média de 487 casos de dengue. Os dados foram apurados até o dia 21 de março.
A cidade registra ainda um caso grave de dengue confirmado e um óbito em investigação para dengue. De acordo com Rosana Gervásio, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município está articulado em suas ações para enfrentar esse momento de alta no índice de infestação. “As ações estão intensificadas com agentes monitorando e controlando os focos nos bairros. É preciso tirar as condições favoráveis de abrigo ao mosquito”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.