terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dmae discute soluções para a gestão da água em Conferência Nacional

Dmae discute soluções para a gestão da água em Conferência Nacional

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae) é um dos apoiadores da Conferência Nacional de Segurança Hídrica que acontece até quarta-feira (16), no Centro de Convenções do Center Shopping. O evento é realizado pelos comitês das bacias hidrográficas do Rio Araguari e Rio Paranaíba, a Conferência discute os riscos e perspectivas da demanda de água no Brasil.

Para os realizadores, a conferência é uma oportunidade de promover o diálogo entre os segmentos da sociedade que atuam diretamente com os recursos hídricos no Brasil, entre os quais o setor de geração de energia, a indústria, a mineração, a agricultura, a administração pública, caso das concessionárias de água e esgoto, e o turismo. “É um espaço dedicado à discussão, avaliação e proposição de políticas que priorizem a água com qualidade e na quantidade necessária em nosso país”, disse o diretor técnico do Dmae, Leocádio Pereira.

Segundo o engenheiro, os especialistas presentes à conferência são destaques em suas áreas de atuação, caso do químico belga Peter Gammeltoft, que abriu o evento com a palestra “Construindo Soluções para a Segurança Hídrica”, e poderão dar uma expressiva contribuição para o debate. “A ação conjunta de governos, da sociedade organizada e de setores da iniciativa privada, com seus conhecimentos e tecnologias, é indispensável para a solução dos problemas de âmbito federal. Os fatos isoldados podem ser resolvidos localmente, mas quando eles ocorrem numa escala maior precisamos buscar um entendimento mais amplo, que possa ser planejado e compartilhado”, disse.

As condições hídricas na região de Uberlândia não serão um tema específico dos debates, mas a cidade que sedia a conferência que discute as ameaças à água e o que é preciso fazer para evitar um colapso no abastecimento nos próximos anos, no país, iniciará nos próximos dias a maior obra de saneamento de sua história e a terceira fonte de captação de água de Uberlândia, o Sistema Capim Branco. Juntos, a primeira etapa de Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim – estes dois já em operação -, vão ter capacidade para abastecer uma população de 1,5 milhão de habitantes, população que estima-se o municipio deverá atingir em 2030.

A programação da conferência conta com palestras, fóruns, debates, oficinas e uma feira comercial com exposição de projetos, produtos e serviços relacionados à segurança hídrica. O Dmae está presente na feira, a partir de hoje, com um estande que expõe seus programas Escola Água Cidadã, voltado para a educação ambiental da comunidade escolar; o Programa Buriti, de recuperação e proteção das nascentes dos rios Uberabinha e Ribeirão Bom Jardim; e o Premend, Programa de Monitoramento de Efluentes Não Domésticos. Os interessados podem se inscrever na secretaria do evento, no Center Convention. Mais detalhes no site endereço www.cnsh.com.br.

Dmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.