Para marcar o Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro, o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) promove amanhã o I Simpósio de Sepse Controlando a Infecção, Sobrevivendo à Sepse: diagnóstico e tratamento Precoce.
O evento, aberto a toda a comunidade, será realizado de 8h às 18h, no Anfiteatro do Bloco 8 C, campus Umuarama.
Os participantes irão abordar temas como “Estratégias e Desafios na Implementação do Protocolo de Sobrevivência à Sepse”; “Papel do Enfermeiro no Protocolo de Sepse” entre outros.
Ainda como parte da programação está sendo lançado hoje o Protocolo de Sepse do HCU-UFU, um instrumento que irá auxiliar na redução da mortalidade pela sepse na instituição.
O protocolo é uma das estratégias da Campanha Mundial de Sobrevivência à Sepse, promovida , no Brasil, pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).
Sepse
A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente, era chamada de septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.
De acordo com dados do ILAS, no Brasil a mortalidade por sepse é de 50% a 60% e a cada hora de atraso na administração de antibiótico ela aumenta em cerca de 8%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.