sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres debaterá igualdade de gênero

Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres debaterá igualdade de gênero

Como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, Uberlândia sedia a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Uberlândia.  O encontro acontece nesta sexta (11) e sábado (12), nos anfiteatros A e B do bloco 5-O, do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A promoção do evento é da Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Mulher, ligada à Secretaria de Governo, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e Centro Integrado da Mulher (CIM).
A conferência tem como premissa o fortalecimento de políticas públicas para as mulheres e dos Conselhos. As atividades iniciam às 18h na sexta com o credenciamento. Às 19h, terá apresentação cultural seguida da solenidade de abertura. No sábado, o evento começa a partir das 8h. A Defensora Pública de Belo Horizonte Samantha Vilarinho é a convidada para palestrar sobre o tema. Nessa plenária municipal serão escolhidos os nomes de 15 pessoas que vão participar do Congresso Estadual, previsto para os dias 28 a 30 de outubro, em Belo Horizonte.
A superintendente da Mulher, Marli Anastácio, afirma que a conferência terá um papel importante na discussão do fortalecimento dos direitos das mulheres no município, de forma que elas ocupem cada vez mais espaço de poder e decisões, além de estimular e fortalecer o debate das políticas públicas, principalmente quanto à inclusão das mulheres em todos os segmentos da sociedade. “Não queremos competir com os homens, queremos lutar pela igualdade de direitos. Muitos foram os avanços, mas ainda falta essa equivalência”, ressaltou. Marli também enfatizou que a participação das mulheres é fundamental para o sucesso desta Conferência, bem como a sociedade civil em todo o processo de discussão dos eixos, elaboração das propostas e nas prioridades que serão apresentadas.

Eixos temáticos

O tema da Conferência,  “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”;  “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.


Paula Maia
Superintendência da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.