quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Delegação paralímpica da Irlanda se despede de Uberlândia

Delegação paralímpica da Irlanda se despede de Uberlândia

Durante a estadia de sete dias em Uberlândia, a delegação técnica da Irlanda submeteu 15 atletas a um trabalho de preparação física e adaptação climatológica para as Olimpíadas e Paralímpiadas 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. Com apoio logístico da Prefeitura de Uberlândia e parceiros, eles utilizaram a estrutura do Complexo Parque do Sabiá, Sesi Gravatás, Praia Clube e Recanto das Águas para fazerem os treinos de natação, ciclismo, atletismo e paracanoagem.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (02), o chefe da delegação da Irlanda, Denis Toomey, parabenizou o apoio oferecido pela Prefeitura de Uberlândia e dos locais onde aconteceram os treinamentos. “Nossa estadia em Uberlândia foi proveitosa. E no ano que vem, antes de disputar os jogos, devemos passar aqui no mês de agosto com 50 atletas que vão brigar para conquistar 30 medalhas”, avisa com otimismo.                         A equipe paralímpica de ciclismo trouxe atletas que pedalaram 100 quilômetros por dia. Na estadia em Uberlândia, eles puderam sentir como serão as provas no Rio de Janeiro. “No retorno da Usina Capina Branco sentimos um pouco de desgaste por causa do calor intenso. Nosso pulmão também estará melhor no ano que vem”, avisa o treinador de perfomance, Neil Delahaye. Ele agradeceu o apoio do paratleta Roberto Carlos por guiar a equipe em vários pontos para pedalar.
Segundo o ciclista europeu, no aspecto cultural e econômico ele notou que Uberlândia tem características semelhantes com algumas cidades da Irlanda. “Aqui tem uma festa estilo country music, no Camaru, que tem um pouco de semelhança com meu país porque parte da nossa economia é baseada no agronegócio”, analisa.
Para o técnico da Seleção Brasileira Paralímpica de Natação, Alexandre Vieira, que é de Uberlândia, este intercâmbio com os europeus foi bastante positivo. “Nós tínhamos contatos com este pessoal em torneios internacionais, e os irlandeses aproveitaram para se climatizar com o Brasil. Num segundo momento, teremos uma forma mais eficaz de contato porque as seleções treinarão num ritmo mais forte”, conta.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, conta que as relações internacionais mantidas com a Irlanda já geraram frutos também na área econômica. “Já firmamos um termo de cooperação empresarial com a Irlanda e nossa intenção é fortalecer todos os laços de contato com este país para alavancar novos negócios e fortalecer a economia local. Vale lembrar que aqui temos vários atletas que conquistaram medalhas no Parapan-Americano, realizado em Toronto, no Canadá”, enfatiza.

Adilson Silva
Desenvolvimento Econômico e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.