sábado, 12 de dezembro de 2015

Nova diretoria do Compod é empossada

Nova diretoria do Compod é empossada

            Tomaram posse nesta quinta-feira (10), os 22 membros titulares de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil organizada que irão compor a nova diretoria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod). Os conselheiros irão atuar para o biênio de 2015/2017.
            O Compod, criado em 17 de janeiro de 2002, através da Lei nº 7934, tem como finalidade principal a proteção e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O Conselho é um órgão colegiado de assessoramento, de caráter permanente, paritário, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de atendimento no âmbito do Município de Uberlândia. O Conselho é um espaço permanente de debates entre vários setores da sociedade, e atua junto aos órgãos representantes da sociedade civil organizada e do Governo na busca de ações relevantes em favor da promoção e ampliação da cidadania e direitos humanos das mulheres.
            A nova presidente do Compod, Marinéia Crosara de Resende, disse que atualmente Uberlândia conta com mais de 150 mil pessoas com deficiência. Diante dos dados, ela afirmou que são muitos os desafios, mas que com a ajuda de todos os membros do conselho, a luta pelos direitos dessas pessoas será acompanhada e haverá  constante articulação e diálogo com os gestores das administrações públicas e privadas na defesa e garantia dos direitos. “Vamos levar ao conhecimento da população a existência das pessoas com deficiência e conquistar mais avanços para todos”, disse. 
            Um dos membros do conselho, Gilmar Borges afirma que a cidade tem conquistado muita coisa e citou a questão da acessibilidade no transporte público e a educação inclusiva como exemplos que muitas cidades deveriam seguir. “A cidade é referência quando o assunto é inclusão, isso mostra a ação efetiva do conselho no acompanhamento de políticas na área da deficiência”, ressaltou.
            O Compod tem representatividade de diversas instituições e contempla os segmentos físico, auditivo, visual e intelectual. 


Paula Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.