domingo, 6 de dezembro de 2015

Escola de educação especial participa do “Uberlândia te Quero Verde”

Escola de educação especial participa do “Uberlândia te Quero Verde”

O sorriso fraterno e o abraço sem compromisso dos alunos da Escola Estadual de Educação Especial Novo Horizonte trouxeram mais emoção ao plantio de mudas do programa “Uberlândia te Quero Verde”, que aconteceu na manhã desta terça-feira (1º). A escola é a primeira instituição que atende alunos especiais a participarem do programa.
O evento iniciou com música. Um coral formado por alunos da instituição anunciou a união entre as diferenças e a fraternidade neste fim de ano.
Ao todo, foram plantadas 20 mudas das espécies oiti e resedá. A aluna Fabrícia Mendes, 30 anos, plantou sua primeira árvore. Sorridente, ela deu um nome para a muda. “Princesa, porque nós vamos cuidar dela com muito amor”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, José Antônio Leandro, destacou que a principal tarefa do programa é a educação. “Antes, construíam escolas sem se pensar em colocar árvores. Por isso, estamos nas instituições de ensino, educando os alunos a preservarem o meio ambiente”, disse.
O prefeito Gilmar Machado destacou que a escolha e a adesão da escola ressaltam a valorização das pessoas com deficiência, no sentido de incluí-las nas ações da Administração municipal. “Entendemos que o mais importante para a cidade não é somente o concreto, mas também o verde das árvores”, disse.
A Escola Novo Horizonte, ligada à rede estadual, atende 130 alunos em dois períodos e com o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além das aulas em nível fundamental e médio, a escola oferece também diversas oficinas, sendo a principal delas, o artesanato.
Para a vice-diretora Tânia Regina Fernandes Araújo, a participação da escola no “Uberlândia te Quero Verde” fortalece o que é ensinado aos alunos. “Já possuímos projeto de preservação do meio ambiente. Com a ação, os alunos podem ver na prática o que aprenderam em sala de aula”, conta.

Sobre o “Uberlândia Te quero Verde”

O “Uberlândia Te quero Verde” é um programa da Prefeitura de Uberlândia que promove a arborização tanto na área urbana quanto na zona rural. Com esta ação, o governo municipal reafirma seu compromisso de que a cidade tenha um milhão de árvores plantadas antes de sua população completar um milhão de habitantes.
Ao todo, as escolas municipais receberão cerca de duas mil mudas. Cada semana o projeto contempla uma entidade. Outras oito mil mudas serão plantadas em instituições de ensino particulares, estaduais, federais, universidades e organizações não governamentais.

Placar Verde
O Placar Verde é uma das ações do programa e foi lançado nesta segunda-feira (30) com o início da contagem oficial, progressiva e pública de todas as mudas de árvores plantadas pela administração municipal ou doadas a cidadãos pelo Horto Municipal desde 2013.
Um painel eletrônico (Placar Verde) foi fixado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos para que a população acompanhe a contagem.

Todos podem participar
            Para entrar na contagem do Placar Verde e declarar que quer uma cidade mais verde, basta adquirir uma muda de árvore gratuitamente junto ao Horto Municipal. É necessário apresentar Carteira de Identidade. Para área rural é necessário que a propriedade esteja no município de Uberlândia e a documentação do imóvel seja apresentada. O Horto fica na avenida Benjamim Magalhães, s/n, bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 16h.


Rodrigo Fernandes
Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.