sábado, 19 de dezembro de 2015

Desafio é que Uberlândia chegue a um milhão de árvores plantadas antes de alcançar um milhão de habitantes

REPORTAGEM ESPECIAL

Placar Verde ajuda a conscientizar e incentivar o plantio de mudas

Desafio é que Uberlândia chegue a um milhão de árvores plantadas antes de alcançar um milhão de habitantes

Uberlândia começou uma empreitada que promete impactar de forma positiva as atuais e futuras gerações. Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Uberlândia iniciou a contagem oficial, progressiva e pública de todas as mudas de árvores plantadas pela administração municipal ou doadas a cidadãos pelo Horto Municipal. E tudo poderá ser acompanhado pela sociedade por intermédio do Placar Verde, um painel eletrônico fixado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos.
A ação faz parte do “Uberlândia Te quero Verde”, programa da Prefeitura que contempla arborização tanto na área urbana quanto na zona rural. Com esta ação, o governo municipal reafirma seu compromisso de que a cidade tenha um milhão de árvores plantadas antes de sua população completar um milhão de habitantes.
“Tão importante quanto crescer em tamanho ou em número de habitantes, é termos constantes melhorias na qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito Gilmar Machado. Ele destacou a forma organizada como os plantios são feitos, obedecendo as características dos locais que recebem as árvores.
O Placar Verde também serve para sensibilizar e conscientizar mais pessoas a plantarem e cuidarem das árvores. Já em sua inauguração, o equipamento marcava mais de 236 mil mudas plantadas em Uberlândia desde janeiro de 2013, sendo que mais de 125 mil foram na cidade e 111 mil, no campo. Na área rural foram contadas as mais de 82.500 árvores plantadas pelo Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
A contagem funciona a partir do recebimento de dados de órgãos que realizam o plantio e encaminham mensalmente para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As doações e os plantios feitos pelo Horto também são contabilizados, porém, semanalmente. A contagem contempla as áreas urbana e rural de Uberlândia, mais os distritos de Martinésia, Tapuirama, Miraporanga e Cruzeiro dos Peixotos. Os órgãos que participam do projeto, além da Prefeitura de Uberlândia, são o Dmae, a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs). 
“Daqui alguns anos é que vamos perceber o quanto estas ações são importantes. Quando tivermos uma cidade com mais verde, um clima ainda mais agradável e um ar melhor para se respirar”, disse o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Leandro.

Uberlândia Te Quero Verde

            O Placar Verde é uma das ações do projeto “Uberlândia te Quero Verde”, que realiza e incentiva o plantio de árvores na cidade como forma de contribuir na melhora e preservação do meio ambiente. Uma de suas atividades é o plantio em escolas da cidade. Ao todo, as escolas municipais receberão cerca de duas mil mudas. Cada semana o projeto contempla uma escola municipal. Outras oito mil mudas serão plantadas em escolas particulares, estaduais, federais e instituições de ensino.
            “Temos que educar as crianças para que elas pratiquem ações ecologicamente corretas”, disse a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Planalto, Lindamir Nascente. Segundo ela, 170 crianças na faixa etária de seis anos serão transferidas para outra unidade escolar devido à idade e todas elas ganharão uma muda de árvore para plantar em suas casas.

Projeto Buriti

            Áreas como parques lineares, matas ciliares de córregos, praças e bacias hidrográficas são beneficiadas diretamente com o Uberlândia Te Quero Verde e terão a contagem registrada no Placar Verde. Um deles é o Programa Buriti, uma iniciativa do Dmae que apoia os produtores rurais em ações de proteção e recuperação das nascentes do rio Uberabinha. O Buriti trabalha com a proposta que de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares é o mínimo necessário para que não falte água com qualidade e quantidade para o abastecimento das cidades e para as atividades rurais. Desta forma, cada produtor rural torna-se também um conservador de água.
Outra ação do Buriti é disponibilizar conhecimentos técnicos e serviços qualificados na busca de soluções para geração de renda com respeito ao meio ambiente.
            Desde janeiro de 2013, foram 111 mil mudas plantadas na zona rural, sendo 82.500 pelo programa Buriti. “É uma forma importante de ajudarmos o meio ambiente e os produtores rurais”, disse o diretor geral do Dmae, Orlando Resende.

Doações pelo Horto Municipal

Para adquirir uma muda de árvore gratuitamente junto ao Horto basta que os interessados compareçam ao Horto portando Carteira de Identidade. Para área rural é necessário que a propriedade esteja no município de Uberlândia e a documentação do imóvel seja apresentada. O Horto fica na avenida Benjamim Magalhães, s/n, bairro Tibery. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 16h.

Orientações básicas para plantios de árvores

- O período favorável para plantio de árvores é o chuvoso, principalmente durante a primavera e o verão. Entretanto, havendo disponibilidade de água, é possível plantar durante todo o ano;
- O plantio deve ser feito em uma cova com dimensões mínimas de 40 centímetros de profundidade e 40 centímetros de largura;
            - Não se deve plantar com manilhas, que podem confinar as raízes, desestabilizar as árvores quando adultas e causar quedas;
            - Deixar um espaço livre e não pavimentado de um a dois metros quadrados ao redor da planta para infiltração de água e aeração das raízes;
            - Deve-se observar o tamanho e a altura adequados antes do plantio, principalmente se a árvore ficar embaixo de fiações. As espécies de pequeno e médio porte são as recomendadas para as calçadas, desde que sejam feitas as podas corretas. Já as espécies de grande porte são mais adequadas para praças e canteiros centrais largos;
            - As mudas recentemente plantadas devem ser fixadas a um tutor (sustentação);
            - Fazer podas nas épocas corretas, deixando as copas das árvores nas alturas adequadas;
- Observar possíveis ataques de pragas ou doenças e procurar técnicos para ajudar nos combates;
- Evitar o plantio de mudas frutíferas e que produzam grandes frutos em calçadas e canteiros centrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.