quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Algar telecom apresenta projeto de modernização da rede móvel

Algar telecom apresenta projeto de modernização da rede móvel

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou nesta quinta-feira, ao lado do prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, da apresentação dos novos investimentos do Grupo Algar na área de tecnologia. O destaque da apresentação foi a ampliação de cobertura do sistema da Algar Telecom a partir da primeira fase de modernização e expansão da rede móvel 3G e 4G.
“É um grupo vocacionado ao empreendedorismo e que acredita no Brasil. Uberlândia viveu várias fases de desenvolvimento e os micropolos de tecnologia de informação são as novas possibilidades de crescimento da cidade. Conseguimos atrair empresas e temos universidades e capital humano para isso”, observou o prefeito Gilmar Machado.
Também houve investimentos na penetração da banda larga fixa. Os índices subiram consideravelmente nos municípios da área de concessão no período de 2014 a 2015. Os grupos de análise de penetração da tecnologia são compostos por localidades com mais de 50 mil habitantes (aumento de 46%), de 20 a 50 mil habitantes (ampliação de 52%) e cidades com menos de 20 mil habitantes (crescimento de 71%).
O investimento das novas redes tem sido feito em parceria com a Nokia. A modernização passa pela implementação da tecnologia da empresa finlandesa e é considerada a mais avançada em termos de tecnologia da informação e comunicação do país. Parte do investimento é viabilizada pelos benefícios do Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL).
“Cabe ao governo ser um facilitador e temos absoluta convicção que devemos apoiar cada vez mais as inovações tecnológicas e empresas regionais. Temos mais de cinco mil provedores pequenos espalhados pelo Brasil e eles também ajudam a fazer a inclusão digital. A grande meta é levar a banda larga a 95% da população brasileira”, disse o ministro.
Segundo o CEO da Algar, Luiz Alexandre Garcia, o grupo é um defensor das empresas regionais, característica essencial da Algar. “Entendemos que as empresas regionais estimulam a competitividade e entendem melhor as necessidades do mercado”, avaliou.
A Algar é uma empresa de Uberlândia criada em 1930. O segmento de telecomunicações (Algar Telecom) tem 61 anos de atividade e é o mais antigo do Brasil. De acordo com Luiz Alexandre Garcia, a troca para a tecnologia da Nokia foi feita com 100% de êxito. “Trabalhamos fortemente a implementação do 4G. Temos migrações e cronogramas a serem cumpridos”, destacou.
Dados apresentados pelo presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges, revelam que mais de 80% dos municípios atendidos pela empresa têm menos de 50 mil habitantes. Hoje a empresa é responsável por 1,2 milhão de linhas de celulares e 1,4 milhão de linhas fixas. A modernização tecnológica do sistema Algar Telecom vai garantir maior cobertura, qualidade e velocidade aos clientes da área de concessão.
Além de trabalhar para levar a tecnologia 4G, a Algar vai ampliar ainda mais a cobertura 3G. “O projeto vai atuar na região do Brasil Central. No primeiro semestre de 2016 a previsão é que todas as localidades estejam 100% cobertas com o sinal 3G”, informou Borges.
O diretor de vendas e operações da Nokia, Márcio Gerbovic, afirmou que a modernização do sistema é um marco relevante em arquitetura tecnológica. “A Algar tem a mais moderna tecnologia de rádio acesso do Brasil. Estamos felizes por fazer parte deste projeto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.