quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Prefeitura abre licitação para implantar estações de bicicletas compartilhadas

Prefeitura abre licitação para implantar estações de bicicletas compartilhadas

            Para ofertar uma melhor qualidade de vida e contribuir com a mobilidade urbana, a Prefeitura de Uberlândia abriu o processo de licitação para implantação de estações de bicicletas compartilhadas nas vias da cidade. Os espaços irão ofertar uma alternativa de transporte sustentável à população e contribuir com um trânsito mais humanizado e menos poluente. O aviso de edital para habilitação e seleção de projetos foi divulgado na edição de 30 de setembro do Diário Oficial do Município.
            A proposta da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) foi um dos assuntos citados nesta quinta-feira (1) durante o 63º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, realizado no Centro Administrativo Municipal. A intenção é que, no primeiro momento, o sistema seja implantado em caráter experimental e contemple a instalação de quatro estações com 10 bicicletas cada. Os equipamentos serão instalados em consonância com a estrutura cicloviária já existente na cidade. A ideia é que o usuário retire a bicicleta em uma estação e entregue em outra. Para isso, ele poderá utilizar o sistema gratuitamente pelo período de uma hora, depois desse intervalo ele pagará uma taxa pelo uso. O preço ainda não está definido, a Settran vai analisar as propostas encaminhadas pelas empresas e decidir qual atende melhor a cidade e como será definida as formas de utilização, pagamento e uso das bicicletas. A empresa vencedora da licitação terá até 90 dias para a execução do projeto após assinatura do contrato.
            De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, a proposta é despertar o uso da bicicleta como meio de locomoção, apresentando os benefícios que esse tipo de transporte favorece à saúde e para o fluxo da cidade. Para o projeto, a Settran irá melhorar a sinalização dos trechos onde serão implantadas essas estações para garantir mais segurança ao ciclista. As estações também serão integradas com outros modais de transporte, como por exemplo, estações de ônibus. “Esse é o maior avanço em termos de ciclomobilidade na história de Uberlândia, é a introdução efetiva da bicicleta na nossa paisagem e incentivar mais pessoas a aderirem a essa cultura”, disse.

Paula Maia
Settran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.