Ação conscientiza moradores às margens do Córrego Lagoinha
A Secretaria de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, através da Defesa Civil, realizou nesta quinta-feira (15) um trabalho de prevenção e conscientização com os moradores que vivem às margens do córrego Lagoinha, no bairro Lagoinha, a fim de alertá-los sobre os riscos de enchentes e deslizamento de terras.
A ação está inserida dentro da Semana Nacional de Redução de Desastres. No dia 13 de outubro foi comemorado o Dia Internacional de Redução de Desastres, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Dimas Alvim Gonçalves, alguns moradores apontaram que em 2013 as águas subiram e chegaram próximo às residências. Ainda segundo ele, com o aumento do número de construções, e consequentemente a impermeabilização do solo, o volume de águas nos córregos tem aumentado. Além disso, o córrego Lagoinha recebe águas de outros córregos, como o Santa Luzia. “Esse é um trabalho de prevenção e conscientização. Faremos também um cadastro para termos noção do número de pessoas que moram próximas às áreas de risco, caso haja necessidade de uma evacuação”, disse.
Novo integrante do PEP
E para avançar ainda mais no atendimento aos moradores próximo ao córrego e que possuem necessidades especiais, a Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana foi incorporada ao Plano Emergencial Pluviométrico (PEP) e disponibilizará uma equipe multidisciplinar e veículos adaptados para atendimento e assistência às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em todas as fases (preventiva, preparativa, resposta e socorro e recuperativa). Para isso, a Superintendência está realizando um rastreamento das famílias para entender a situação e necessidade de cada uma.
Ainda durante a visita, assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Tibery, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, prestaram atendimentos e tiraram dúvidas sobre os programas sociais. Foi apontado pelas equipes que idosos e crianças residem na área. Essas duas faixas etárias têm prioridade em casos de emergência.
Rodrigo Fernandes
Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.