terça-feira, 13 de outubro de 2015

Com o triunfo minastenista, critério de desempate fez francanos assumirem a ponta da competição e acirrarem ainda mais a disputa pelo 1º lugar

LDB - Minas bate Pinheiros, e Franca fecha 4ª etapa na liderança
Com o triunfo minastenista, critério de desempate fez francanos assumirem a ponta da competição e acirrarem ainda mais a disputa pelo 1º lugar
Era um dos jogos mais esperados da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), e o Ginásio de APCEF, em João Pessoa (PB) foi premiado ao receber um dos melhores da edição 2015 da competição. De um lado, o então líder EC Pinheiros, do outro, o Decisão Engenharia/Minas, que entrou em quadra como terceiro colocado. Como já era de se esperar, o duelo foi bonito de se ver e decidido só nos últimos lances, mas no final, prevaleceu a força do time mineiro, que se mostrou mais frio no final da partida e levou a melhor sobre os pinheirenses, de maneira emocionante, pelo placar de 87 a 78.

Os destaques da equipe minastenista ficaram por conta do armador Henrique Coelho e do ala/armador Danilo Fuzaro, ambos com 24 pontos. Outro que apareceu bem pelo time mineiro foi o ala Christian, com 14 pontos. Pelo lado do Pinheiros, quem se sobressaiu foi o ala/pivô Lucas Dias, cestinha do encontro, com 28 pontos, o armador Georginho, que marcou 22 pontos, e o pivô Léo Bispo, que deixou a quadra com 19 tentos na conta.

"A única coisa que eu não precisei pedir aos meus jogadores foi vontade. Esse é um jogo que todo mundo quer jogar, com duas equipes de alto nível. O que eu pedi foi que a gente tivesse inteligência para jogar os 40 minutos no nosso ritmo e não no ritmo do Pinheiros. Tivemos dificuldades em marcar o Lucas (Dias). Ele matou uma bolas de alto nível, mas soubemos controlar isso para sair com a vitória. Hoje foi nosso dia e espero que continue assim", comentou o técnico Cristiano Grama, do Minas.

Com a vitória no confronto direto, o Minas igualou a campanha do Pinheiros (17 triunfos em 19 partidas), e ultrapassou o rival paulista na tabela de classificação. No entanto, o líder da competição agora é o Franca Basquete, que não sabe o que é perder há 13 rodadas e dono da mesma campanha dos dois, mas superior no tríplice empate entre as equipes.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015

Isso porque, na somatória dos resultados entre os três empatados nesta edição da LDB, Minas e Franca têm uma vitória, enquanto Pinheiros não tem nenhuma. Como os francanos bateram o time minastenista no confronto direto, a liderança provisória pertence os mesmos. A ponta é provisória porque Pinheiros e Franca ainda se enfrentarão na quinta e última etapa da primeira fase e resolverão definitivamente as posições antes do início da segunda fase.

"A gente vinha perseguindo essa liderança, mas o foco do time é melhorar a cada etapa. Entendemos que as coisas estão acontecendo de acordo com o nosso trabalho e o importante é conseguirmos manter o foco independente da sequência de 13 vitórias seguidas, da liderança ou de uma possível futura derrota", afirmou Paulão Berger, técnico do Franca.

"Sabemos que os resultados e, principalmente a forma que temos jogado, é fruto de tudo que vivemos nas duas temporadas anteriores. Estamos disputando a LDB com praticamente o mesmo grupo nos últimos três anos e a boa performance da temporada atual também é fruto de um processo de amadurecimento natural da equipe, todo trabalho precisa de tempo pra ser revertido em resultados", complementou o treinador francano.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Tudo embolado no G-8, que tem novo integrante 

Logo abaixo dos três líderes do campeonato, o restante do grupo dos oito primeiros colocados também está agitado e a disputa por melhores colocações está de arrepiar. Na quarta colocação está a Winner/Limeira, que foi superada pelo Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná na última rodada, por 69 a 61, em Curitiba (PR). Com o resultado, clube paranaense encostou de vez nos limeirenses e assumiu a quinta colocação, agora com campanha de 14 vitórias em 19 jogos, uma a menos que o time do interior paulista.

Quem deu lugar ao Basquete Curitiba na quinta posição foi o agora sexto colocado UniCEUB/BRB/Brasília, que foi superado pelo Botafogo na rodada final, na sede de Campo Mourão (PR), pelo placar de 58 a 57. Os candangos possuem a mesma campanha do time da capital do Estado do Paraná, mas leva a pior no desempate devido à derrota no confronto direto.

Na sétima colocação está o Rio Claro Basquete, que precisou de uma prorrogação para bater o ACOB/Concórdia, em Curitiba (PR), pelo placar de 63 a 60. Com isso, o time do técnico Léo Figueiró chegou à 13ª vitórias em 19 partidas na LDB 2015 e segue firme na zona de classificação à próxima fase.

E o grupo dos oito primeiros colocados da LDB 2015 tem um novo integrante: o Sport Club do Recife. Nesta sexta-feira, na rodada final da quarta etapa, em João Pessoa (PB), o Leão da Ilha dominou o confronto direto pela oitava colocação diante do Paulistano/Unimed e saiu de quadra com o triunfo, pelo placar de 83 a 79.

Agora, os pernambucanos têm campanha de 12 resultados positivos em 19 partidas (70,5% de aproveitamento). Já o Paulistano, que fechou a quarta etapa sem nenhuma vitória em João Pessoa, permanece com 11 êxitos na conta e agora está na nona posição. Logo atrás dos alvirrubros está o Botafogo, que bateu o Brasília de maneira emocionante e agora está com dez triunfos em 19 jogos na conta.

Principal objetivo de todos os clubes, a fase final teve seus moldes mantidos em relação à temporada anterior. Nela, os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão, será jogada em partida única. Assim como na edição passada, toda a fase decisiva da competição será transmitida ao vivo via web através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Confira os resultados da última rodada da 4ª etapa da LDB 2015:

-Sede João Pessoa (PB) - Ginásio da APCEF 

Paulistano/Unimed 74 x 83 Sport Club do Recife
Internacional de Regatas 61 x 81 Solar Cearense
EC Pinheiros 78 x 87 Decisão Engenharia/Minas
Palmeiras 20 x 0 Pequeninos Rhema Basketball

-Sede Curitiba (PR) - Palácio de Cristal 
Paschoalotto/Bauru 44 x 51 AABJ/Joinville
Rio Claro Basquete 63 x 60 ACOB/Concórdia
Franca Basquete 103 x 38 Grêmio Náutico União
Winner/Limeira 61 x 69 Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná

-Sede Campo Mourão (PR) - Ginásio de Esportes JK 
Flamengo 41 x 65 Unitri/Praia Clube
Botafogo 58 x 57 UniCEUB/BRB/Brasília
Macaé Basquete 54 x 64 Seleção Brasileira Sub-17
São José Basketball 71 x 84 Campo Mourão
Invicto há 13 jogos, Franca assumiu a liderança da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)
Invicto há 13 jogos, Franca assumiu a liderança da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)
Alta  | Web

Minas venceu o duelo direto com Pinheiros e está na vice-liderança (Thiago Parmalat/LNB)
Minas venceu o duelo direto com Pinheiros e está na vice-liderança (Thiago Parmalat/LNB)
Alta  | Web

Mesmo com a derrota, Pinheiros segue entre os primeiros e agora está em 3º (Thiago Parmalat/LNB)
Mesmo com a derrota, Pinheiros segue entre os primeiros e agora está em 3º (Thiago Parmalat/LNB)
Alta  | Web

Basquete Curitiba fechou a 4ª etapa na 5ª colocação da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)
Basquete Curitiba fechou a 4ª etapa na 5ª colocação da LDB 2015 (Hedeson Alves/LNB)
Alta  | Web

Rio Claro venceu os 4 jogos nesta etapa e se firmou no G-8 (Hedeson Alves/LNB)
Rio Claro venceu os 4 jogos nesta etapa e se firmou no G-8 (Hedeson Alves/LNB)
Alta  | Web

Com vitória sobre o Paulistano, Sport fechou 4ª etapa dentro do G-8 (Thiago Parmalat/LNB)
Com vitória sobre o Paulistano, Sport fechou 4ª etapa dentro do G-8 (Thiago Parmalat/LNB)
Alta  | Web

Botafogo bateu Brasília na rodada final e se aproximou de vez do G-8 (Diego Reis/LNB)
Botafogo bateu Brasília na rodada final e se aproximou de vez do G-8 (Diego Reis/LNB)
Alta  | Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.