sexta-feira, 23 de outubro de 2015

jornalista Pedro Popó

 Trabalhadores do Judiciário fazem
                              greve parcial desde quarta-feira

Trabalhadores do Judiciário Estadual em Uberlândia deflagraram nesta quarta-feira (21) uma greve parcial por melhores salários. Em assembleia realizada no Fórum Abelardo Penna, na Praça Prof. Jacy de Assis, no centro, cerca de oitenta servidores decidiram que o atendimento normal ao público, a partir da data, será das 12h às 15h e que a partir das 15h às 18h, só serão atendidos casos de urgência. “Esta medida é por tempo indeterminado, com possibilidade de se transformar em greve geral”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (SERJUSMIG), Sandra Silvestrim, que veio de Belo Horizonte, para reunir-se com os colegas e deflagrar o movimento.
Os servidores reivindicam a recomposição das perdas inflacionárias, de maio do ano passado a abril deste ano, que atingiram uma variação de 8,17%. e o auxílio saúde, um benefício que é pago aos juízes, no equivalente a 10% de seus subsídios. No caso dos trabalhadores do Judiciário, segundo informa o representante do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SindoJus), Igor Leandro Teixeira Santos, também presente ao evento, o auxílio saúde que os servidores querem é de R$ 700,00. As reivindicações já haviam sido apresentadas ao TJMG há algum tempo, mas as autoridades não deram resposta à categoria.
Na comarca de Uberlândia trabalham atualmente 290 serventuários da Justiça entre escrivães, escreventes e oficiais de Justiça, que atendem a um total de 33 juízes, um número de trabalhadores considerado pequeno para a demanda no Fórum, segundo explica o escrivão André Luís de Araújo, que manifesta seu apoio ao movimento. A greve parcial abrange todo o Estado e na capital e em algumas cidades a paralisação ocorre desde o dia 13. No dia 5 de outubro houve greve geral. Diante da situação atual, a categoria já reivindica uma recomposição que chega a 11,5%. A manifestação em Uberlândia contou com a presença de servidores de Araguari.
                                  
______________________________________________________________

*Produzido de forma voluntária pelo jornalista Pedro Popó – Reg. Prof. 04898 MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.