segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Combate à dengue vai aos bairros Umuarama e Brasil

Combate à dengue vai aos bairros Umuarama e Brasil


A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), leva esta semana os trabalhos de prevenção e eliminação de focos de dengue aos bairros que apresentaram maior incidência no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O terceiro registro do LIRAa (que sempre é feito em janeiro, março e outubro) divulgado na última sexta-feira (16), mostrou que 1,1% dos domicílios pesquisados têm focos de reprodução do vetor da dengue, o que significa situação de alerta para a doença.
Hoje (19), as ações aconteceram em pontos estratégicos (PEs) no bairro Umuarama. Os PEs são locais de uso público ou restrito que são vulneráveis à proliferação do vetor, devido ao acúmulo de materiais que servem de criadouros. Instituições públicas, cemitérios, borracharias, ferros-velhos, rodoviárias e piscinas de uso público são exemplos de PEs. Já na quarta-feira (21), os trabalhos acontecerão no bairro Brasil e a concentração das equipes será em frente a Unidade Básica de Saúde daquela região, que fica à rua Porto Alegre,140. Além das equipes do CCZ, a Secretaria de Serviços Urbanos promoverá limpeza de lotes e de bocas de lobo. A Secretaria de Obras identificará buracos que podem acumular água e tornar criadouros e a Secretaria de Educação tratará do tema junto aos alunos em sala de aula. A Secretaria de Saúde também está desenvolvendo ações junto à rede de atenção primária, para que os profissionais dialoguem com a população sobre os ricos da proliferação do Aedes Aegypti.
Em Uberlândia, os maiores índices dentro dos estratos (agrupamento de bairros) estão no número 16 (Brasil, Umuarama, Alto Umuarama, Cond. Call Center) com 3,0%; no 19 (Jardim Ipanema, Dom Almir, Prosperidade, Jardim Sucupira, Joana D'arc, Residencial Integração, Povoado Santa Clara e Portal do Vale) com 2,8%; e no estrato 11 (Jardim Holanda, Cond. Morada da Palmeira, Jardim Canaã, Jardim Maanaim) com 2,2%.
Vânia Amaral Rocha, coordenadora do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, falou sobre a importância das visitas do Centro de Controle de Zoonoses na instituição, que aconteceu na manhã desta segunda-feira. “Essa vistoria e identificação dos pontos críticos ajuda a prevenir para que não tenhamos contaminação pelo mosquito, e assim, para que nossa equipe não fique doente”, conta.

Agentes

Prevenir a dengue envolve o trabalho dos agentes de controle de zoonoses. Por esse motivo, é importante que a população facilite o acesso aos domicílios procurados e acate as orientações oferecidas. O agente de controle de zoonoses pode ser identificado visualmente pelo uniforme e crachá com a identificação do órgão. No caso de dúvida é possível confirmar a procedência da visita pelos telefones: 3213-1470 ou ainda 3213-2391.

O que significam os índices do LIRAa:

- Inferior a 1%: está em condição satisfatória

- De 1% a 3,9%: está em situação de alerta

- Superior a 4%: há risco de epidemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.