sábado, 25 de outubro de 2014

Pela primeira vez, alunos da rede municipal participarão de torneio de robótica

Pela primeira vez, alunos da rede municipal participarão de torneio de robótica

            Ansiedade, apreensão e muita motivação definem a equipe de robótica  Mario’s Minds, da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho, do bairro Tocantins. A equipe composta por oito alunos do Ensino Fundamental, um técnico e um colaborador, garantiu a inédita conquista do segundo lugar na etapa local do Torneio Mineiro de Robótica LEGO, realizada este mês no Colégio Batista Mineiro. A classificação serviu para que o grupo carimbasse uma vaga na etapa regional que acontecerá no dia 15 de novembro, às 8h, na Uniube Uberlândia. Esta é a primeira vez que uma escola da rede municipal de ensino de Uberlândia garante classificação para o torneio.
O Kit de Robótica foi implantado na escola no ano passado e é disponibilizado via recurso do Programa Mais Educação. O kit LEGO tem foco em programação e montagem de projetos robóticos através dos kits de montagem. Atende a todos os níveis educacionais a partir do 4º ano do Fundamental I de escolas privadas e públicas. Cada grupo tem total autonomia de programação, construção de projetos e exercícios de programação.
            Todo ano é lançado um tema para o Torneio de Robótica, neste ano, a temática foi Agricultura Sustentável. Os alunos têm o objetivo de encontrar uma solução para a questão da produção do alimento de forma ecologicamente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa. Dentro do tema central a equipe optou por realizar uma pesquisa que estivesse relacionada à compostagem, que surge como solução para questão do “lixo”, que é um problema presente nas grandes cidades em todo mundo. Dentro do tema, os alunos pretendem agregar ao processo algum tipo de tecnologia, algo que facilite a vida das pessoas, mas que não gere um custo ou consumo de energia que possa inviabilizar o produto.
            Além de promover toda a programação e execução das ações do robô no tapete, os alunos são avaliados pelo trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões e definição de ações.  O integrante da equipe Elton Calebe, de 13 anos, acredita que o diferencial que fez com que o grupo conquistasse o segundo lugar foi o trabalho em grupo. “É importante dividir as responsabilidades e as opiniões, além da união de todos nós”, ressaltou. Ainda de acordo com Elton, as oficinas na escola despertaram nele a vontade de seguir carreira. “Foi aqui que adquiri ainda mais o desejo de fazer faculdade de Engenharia Mecatrônica. A robótica ampliou meu raciocínio e criatividade”, concluiu.
            A coordenadora do programa Mais Educação na escola, Elaine Aparecida, afirma que agora as expectativas com a oficina são ainda maiores. Ela conta que desde quando a oficina foi implantada na escola, os alunos estavam preparados para participar dos torneios locais apenas como forma de aprimorar os robôs e ganhar experiência. “A conquista do segundo lugar teve sabor de primeira colocação para nós. Os alunos nunca imaginaram disputar e ganhar de equipes tão experientes com robótica, já que a tecnologia está presente na grade curricular dos alunos da rede particular desde muito cedo”, disse. Elaine conta ainda que o desafio agora só aumentou e que os alunos pretendem se esforçar mais ainda para conquistar a etapa regional, estadual e até disputar a nacional. “Pedagogicamente eu afirmo que esses alunos já fazem a diferença dentro da sala de aula, seja na disciplina, concentração e organização. Com certeza serão profissionais brilhantes”, concluiu.

Paula Maia
Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.