sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Escola de samba do Rio vai homenagear Grande Otelo e Uberlândia

Escola de samba do Rio vai homenagear Grande Otelo e Uberlândia

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Grande Otelo, a escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, que integra o Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, irá homenagear o ator uberlandense e, consequentemente, sua cidade natal, no Sambódromo carioca. Nesta quinta-feira (16), representantes da escola vieram a Uberlândia em busca de parcerias para ajudar na caracterização do enredo.
O presidente da agremiação, Moyses Antônio Coutinho Filho, o “Zezo”, e o diretor de carnaval, Riec Santos, estiveram com o prefeito Gilmar Machado e o secretário de Cultura, Gilberto Neves, e apresentaram o enredo oficial que leva o nome “O pequeno menino que se tornou um Grande Otelo”. “Estamos fazendo essa parceria com a Prefeitura de Uberlândia, de união de forças, para que possamos passar um pouco da cidade de Uberlândia, mostrar as obras de Grande Otelo e transmitir isso para todo o mundo”, disse o presidente da escola.
Segundo o prefeito Gilmar Machado, a participação do Município não consiste em nenhum repasse financeiro, mas apenas de conteúdo e apoio cultural. “Não vamos investir dinheiro da Prefeitura, mas daremos todo o apoio necessário para que a escola faça um grande desfile, retratando fielmente a vida e a obra de Grande Otelo”, disse o prefeito, destacando ainda que irá se mobilizar para que empresas da cidade possam dar a sua contribuição.
O secretário Gilberto Neves disse que a parceria da Acadêmicos de Santa Cruz com o Município dará suporte na montagem de todo o enredo que a escola irá levar para a avenida. A agremiação vai levar para a Sapucaí 2.800 componentes divididos em 22 alas. O carro abre-alas levará o nome “Uberlândia” e vai contar a história da cidade onde nasceu Otelo.
“Viemos buscar junto à Prefeitura um apoio cultural no sentido de fazer uma pesquisa mais profunda para que possamos ter um projeto sem nenhuma possibilidade de erro. Vamos contar desde o nascimento [de Grande Otelo] até o seu centenário, em alas, carros e o importante disso, será transmitido por uma grande emissora de televisão, para todos estados brasileiros e para aproximadamente 160 países”, disse Reic Santos.
Além da pesquisa sobre a cidade e o ator uberlandense, grupos culturais de Uberlândia vão contribuir na formatação do desfile da escola. “A cultura local estará em evidência, pois haverá a participação de alguns grupos de Uberlândia no desfile da Acadêmicos de Santa Cruz”, diz Gilberto Neves.
            Durante a visita na prefeitura, os dirigentes da escola oficializaram ainda o convite para que uma comissão da cidade participe do ensaio técnico, no dia 21 de dezembro, no Sambódromo do Rio.

A escola

A Acadêmicos de Santa Cruz será a segunda escola a desfilar no Grupo de Acesso no dia 14 de fevereiro. A escola tem sede no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio, e já chegou a integrar o Grupo Especial.
A agremiação nasceu nos anos 1950 a partir de um bloco de foliões, o Vai quem quer. Em 1959, o bloco passou a se chamar Acadêmicos de Santa Cruz. De 1962 a 1966, os desfiles foram no próprio bairro. Em abril de 1962 o bloco se filiou à Confederação das Escolas de Samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.