quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Unidades de saúde em Uberlândia já estão adequadas ao novo calendário de vacinação

Unidades de saúde em Uberlândia já estão adequadas ao novo calendário de vacinação


As unidades de saúde de Uberlândia já estão atendendo de acordo com o novo Calendário de Vacinação para 2016. As alterações propostas pelo Ministério da Saúde começaram a valer na segunda-feira (04). São 70 pontos de atendimento na cidade, entre Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) na zona urbana e rural.
As alterações são de doses de reforço das vacinas meningocócica C e pneumocócica 10-valente e do esquema vacinal para HPV, poliomielite, hepatite A e hepatite B.
Para que a criança receba o imunobiológico é preciso apresentar o cartão de vacina e estar acompanhado de um responsável adulto; o mesmo procedimento vale para atualizar o cartão em caso de vacinação atrasada. O horário de atendimento nas UBSFs é das 7h às 17h. UAIs e as UBSs Brasil e Tocantins atendem até 21h. As outras unidades até as 18h.

Mudanças

Uma das diferenças é o esquema da vacina papiloma vírus humano (HPV), que passa para duas doses, a segunda devendo ser aplicada seis meses após a primeira, sem necessidade da terceira dose. A pneumocócica 10-valente também terá uma dose a menos, com o reforço aplicado aos 12 meses. A vacina meningocócica C (conjugada) terá o reforço antecipado para 12 meses.
Já a terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A vacina oral continua sendo aplicada no reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos de idade. Hepatite A passa a ser aplicada a partir dos 15 meses e hepatite B também será indicada para idosos, o que não acontecia antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.