quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Carnaval em Uberlândia acontecerá com custo reduzido

Carnaval em Uberlândia acontecerá com custo reduzido
           

Mantendo a tradição de mais de 60 anos e com um custo reduzido em relação ao ano passado, o carnaval de rua de Uberlândia está garantido em 2016. Os detalhes foram anunciados nesta quarta-feira (13), durante coletiva de imprensa, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assossamba). A festa de momo acontecerá de 3 a 9 de fevereiro.
            A redução é de aproximadamente 20% do custo da festa, se comparado ao ano anterior, após a adoção de três medidas. Uma delas é a redução no tamanho das arquibancadas da Avenida do Samba, que passam de 180m para 140m. O número de shows será menor e irá prestigiar bandas locais e regionais. Também não haverá marchinhas nos Distritos para economizar com gastos com estruturas, palco, iluminação e shows. As tradicionais marchinhas que acontecem na praça Clarimundo Carneiro e no Mercado Municipal estão mantidas.
            Uma das principais justificativas para manter o festejo carnavalesco com menor gasto possível foi a realização do desfile dos blocos e escolas de samba, tradição há mais de 60 anos na cidade. “Mesmo diante de várias outras crises em que o país já passou, o carnaval nunca deixou de ser realizado. Não é qualquer cidade que consegue promover um carnaval durante tantos anos”, disse Willian Couto, presidente da Assossamba.
            O secretário de Cultura, Gilberto Neves, destacou que a cultura é um direito fundamental e está garantido por lei na Constituição de 1988. O carnaval além de ser um atrativo turístico, também movimenta a economia da cidade e gera empregos. “São centenas de artistas, soldadores, costureiras, seguranças, trabalhadores de som, iluminação, entre tantos outros, que são contratados e dependem do emprego que é gerado pela data. Além disso, ainda tem a movimentação no comércio local”, disse. Gilberto frisou que os investimentos para a festa carnavalesca são provenientes do orçamento da própria secretaria.
            Apesar do custo menor, o presidente da Assossamba afirmou que não há comprometimento na montagem dos blocos e escolas de samba. O repasse anual da subvenção, de cerca de R$ 330 mil, é feito pela SMC em três parcelas, sendo que duas já foram quitadas ano passado e a ultima será paga até o final de janeiro. “O carnaval das escolas não é feito só com o dinheiro da Prefeitura, temos a ajuda de parceiros e patrocinadores. O repasse se manteve igual ao de outros anos, com diferença apenas do aumento inflacionário. Os cortes foram feitos em outros setores, como estrutura, shows e carnaval nos distritos”, salientou Willian.

Desfile

            Para este ano, cinco escolas e quatro blocos irão desfilar na Avenida do Samba. É a primeira vez que a Escola de Samba Garras de Águia irá entrar na avenida. A agremiação irá desfilar com recursos próprios, já que para receber subvenção do município cada Escola de Samba tem que desfilar dois anos consecutivos com investimentos próprios. Outra novidade é que a Assossamba ficará responsável por toda a coordenação da apuração do Carnaval, sendo que a Prefeitura dará o suporte de pessoal.

Programação:

Marchinha no Mercado
Dia: 03 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Mercado Municipal

Marcinha na Praça
Dia: 04 e 05 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Local: Praça Clarimundo Carneiro

Desfile dos Blocos e show
Dia: 06 de fevereiro (sábado)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Desfile das Escolas de Samba
Dia: 07 de fevereiro (domingo)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Apuração e show
Dia: 08 de fevereiro (segunda-feira)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Desfile das Campeãs e show
Dia: 09 de fevereiro (segunda-feira)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica


Cultura         
Paula Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.