Considerando que a situação de falta de insumos piorou desde o último comunicado feito para a imprensa, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que está atendendo somente os pacientes em risco iminente de morte ou sequela grave.
A demora no repasse do SUS pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ainda não ocorreu, piorou a difícil situação financeira do HCU-UFU, dificultando ainda mais as negociações com os fornecedores de materiais e medicamentos para atendimento aos pacientes. O consequente desabastecimento levou à necessidade de priorizar o atendimento às urgências e emergências, o que não foi suficiente para que continuássemos atendendo, mesmo somente esses pacientes.
No momento o HCU-UFU ainda está acolhendo pacientes com risco de vida encaminhados com prévio acerto com reguladores municipais e estaduais. Essa conduta visa tentar manter o atendimento destes casos de urgência/emergência que não têm como ser atendidos em outros locais, mas não garantirá esta atividade por muito tempo se não entrarem novos recursos.
É importante que a população saiba que NÃO DEVE PROCURAR ESPONTANEAMENTE O HCU-UFU MESMO EM CASO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA.
A Diretoria do HCU-UFU reafirma que a compra de grande quantidade insumos foi recentemente realizada e a chegada destes materiais e medicamentos, aliada ao recebimento do repasse do FNS, poderá reverter a situação do HCU-UFU ao patamar anterior. Entretanto, isso não ocorrerá de imediato após o recebimento do FNS, pois sempre há um espaço de tempo entre a compra dos insumos e a entrega no HCU-UFU.
Atenciosamente,
Direção do HCU-UFU
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.