terça-feira, 10 de novembro de 2015

Programa Melhor em Casa é premiado no Congresso Brasileiro de Atenção domiciliar

Programa Melhor em Casa é premiado no Congresso Brasileiro de Atenção domiciliar

Uberlândia recebeu quatro prêmios na edição de 2015 do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar, realizado na cidade de São Paulo. O tema da 14ª edição do congresso foi “A arte do Cuidado: Luz e Sombra na atenção domiciliar”. As cinco equipes do programa Melhor em Casa sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde foram premiadas na primeira e terceira colocação da categoria tema livre do congresso e na segunda colocação dos trabalhos apresentados em pôster. Já as duas equipes sob gestão do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia também foram premiadas com a segunda colocação na categoria trabalhos científicos.
Este foi o segundo ano consecutivo que o município é reconhecido no Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Atenção Domiciliar por suas experiências exitosas no cuidado dos pacientes. “O programa Melhor em Casa possibilita a assistência humanizada junto à família, evitando hospitalizações desnecessárias, riscos de infecções hospitalares e favorecendo a recuperação”, disse Laerte Honorato, coordenador do programa em Uberlândia.

Sobre o programa

Implantado em abril de 2013 no município, estão vinculados e recebendo os cuidados do Programa Melhor em Casa 250 pacientes. Este serviço de atendimento a saúde em domicilio destina-se aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, necessitam com maior frequência de cuidados, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos de saúde.
O Ministério da Saúde reconhece que o bem-estar, o carinho e a atenção familiar são fundamentais para a recuperação de doenças. Por isso é importante estabelecer o dialogo entre pacientes, cuidadores e a equipe do Programa Melhor em Casa assim que o paciente passa a ser assistido. Compõe as equipes do Programa Melhor em Casa, profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, dentista e fonoaudiólogo.

Premiações

Os resultados do programa “Melhor em Casa” de Uberlândia também foram levados em 2014 para a 14ª edição do Congresso Mundial de Saúde, realizado na cidade de Kolkata, na Índia. O Hospital Maternidade Municipal também realizou no ano anterior o seminário sobre monitoramento e fluxos do Serviço de Atendimento em Domicílio (SAD) com representantes das cidades de Uberaba, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Patrocínio onde o município de Uberlândia compartilhou suas experiências exitosas no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.