sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Mostra leva experimentos científicos e tecnológicos a estudantes

Mostra leva experimentos científicos e tecnológicos a estudantes

Felipe Satel tem 17 anos e já decidiu que quer ser jornalista. Ele, que está no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Américo René Giannetti, estava, na manhã desta quinta-feira (05), entre os estudantes das sete escolas de Uberlândia que participaram da abertura da 5ª Mostra Brincando e Aprendendo. A atividade faz parte da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com um microfone conectado ao celular, Felipe entrevistou o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.
“Esse é o terceiro evento que faço gravações para trabalhos da escola e por conta da afinidade decidi que quero me formar na área de Comunicação, ser jornalista. Aqui na Mostra de hoje vou aproveitar as experiências para gravar com estudantes e professores e compartilhar esse conteúdo na internet e dentro da escola mesmo”, disse Felipe.
A Mostra Brincando e Aprendendo segue até sábado (07), na Arena Sabiazinho, e deve receber nesses três dias cerca de 2.500 estudantes de escolas municipais e estaduais de Uberlândia. A atividade também é aberta ao público e nos vários estantes montados estão atividades interativas que misturam ciência, tecnologia, física, astronomia e arte.
Segundo o prefeito Gilmar Machado, novamente os estudantes estão tendo a oportunidade de aprender de forma lúdica. “A tecnologia avança muito rápida e nossos jovens precisam ficar antenados com essas evoluções, e nada melhor do que se informar de forma descontraída, misturando a ciência com a tecnologia. A Mostra estimula os visitantes e destaca o trabalho feito por outros estudantes, parceiros da Semana”, destacou o prefeito.
Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento nacional, realizado em dezenas de capitais e municípios, sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Em Uberlândia, o evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia (SMGECT), em parceria com o Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também participam como parceiros o Instituto de Física da UFU, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro.
De acordo com o secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Vitorino Alves da Silva, todo ano a Semana inova na programação com o objetivo de agregar mais conteúdo aos estudantes. “Uma das novidades foi o telescópio no Parque Gávea que permitiu observar astros luminosos, como as estrelas; ou iluminados, como a lua e os planetas. A próxima atividade será a Feira Ciência Viva que selecionará os melhores trabalhos feitos por estudantes de Uberlândia para a competição nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, enfatizou Vitorino.
A XX Feira Ciência Viva será nos dias 12 e 13 de novembro, das 08h às 17h, no bloco 5R-B do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.