segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Embalado pela classificação à final da Liga Sul-Americana, time da capital federal irá até Fortaleza em busca da terceira vitória em três jogos na competição nacional


     Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015
NBB - Em ótimo momento na temporada, Brasília encara Basquete Cearense nesta terça
Embalado pela classificação à final da Liga Sul-Americana, time da capital federal irá até Fortaleza em busca da terceira vitória em três jogos na competição nacional
Nesta terça-feira (17/11), o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília retomará sua saga em busca do tetracampeonato do NBB. No Ginásio Paulo Saraste, em Fortaleza (CE), os candangos enfrentarão o Solar Cearense, às 20h30 (de Brasília), de olho em sua terceira vitória ininterrupta no campeonato nacional.

Em dois jogos feitos nesta temporada do maior campeonato do basquete brasileiro, o time da capital federal conseguiu duas vitórias e é um dos invictos da competição até o momento, ao lado de CA Paulistano e Paschoalotto/Bauru. Até aqui, os candangos venceram duas partidas fora de casa, diante de Banrisul/Caxias Basquete e EC Pinheiros.

"O Basquete Cearense se reforçou bem para essa temporada e montou um time de qualidade. Além disso, joga um basquete rápido, buscando o contra-ataque e as bolas de três pontos. Temos que impor o nosso ritmo defensivo para ter uma chance maior de vitória, jogando fora de casa", analisou o experiente ala/pivô Giovannoni, do Brasília, cestinha do NBB 2015/2016, com média de 22 pontos por jogo.

Para este confronto, o Brasília vem com uma moral enorme. Além da invencibilidade no NBB, o time do técnico José Vidal venceu os três confrontos na fase semifinal da Liga Sul-Americana e está classificado para a grande decisão do torneio. A vaga se confirmou no triunfo do time, diante do Malvin, por 77 a 75, no Palácio Peñarol, em Montevideo.

"Teremos um jogo muito difícil. O time deles vem de uma boa vitória sobre a Liga Sorocabana e, por mais que estejamos em um bom momento, temos que ter todo o cuidado. Precisamos nos manter focados. O jogo será muito físico. As duas equipes têm bastante força defensiva. O sistema defensivo fará a diferença nesse jogo", analisou o ala/armador Jefferson Campos, um dos reforços do Brasília para esta temporada.

Já os cearenses estão com aproveitamento de 50% nas quatro partidas disputadas até aqui no NBB 2015/2016 - dois triunfos e duas derrotas. Na primeira rodada, a equipe conquistou um belo êxito contra o Mogi das Cruzes/Helbor, em casa, por 83 a 76. Porém, nos dois compromissos seguintes, o elenco fortalezense acumulou dois resultados negativos, para o São José Basketball, em casa, por 91 a 80, e para Paulistano, por 108 a 101, atuando como visitante.

No último jogo, o Basquete Cearense retomou o caminho das vitórias ao superar a Liga Sorocabana, em pleno Ginásio Gualberto Moreira, no interior paulista, por 79 a 70. O destaque desta partida ficou pela união do time, afinal, cinco jogadores do elenco cearense passaram da marca dos dez pontos: Duda Machado (18), Audrei (13), Davi (14), Toledo (10) e Rashaun (14).

E por falar em destaques, alguns jogadores de ambos os times estão se sobressaindo neste começo do NBB. Pelo lado do Brasília, os homens do garrafão Guilherme Giovannoni e Ronald estão dominando a área pintada e se tornando cruciais para o sucesso da equipe, com respectivas médias de 22,0 e 15,0 pontos por partida.

No elenco cearense, a figura de destaque é Audrei Parisotto, com 19,0 pontos de média nesta temporada do NBB. De quebra, o confronto diante do Brasília é especial para o ala da equipe nordestina, pois seu recorde máximo de pontos na história do NBB (27) foi registrado justamente contra os candangos, quando ainda representava o Uberlândia, na temporada 2014/2015. Além disso, Audrei teve grandes atuações nas últimas partidas, principalmente contra o Paulistano, quando anotou 25 pontos (em 29 tentados) na derrota de seu time, por 108 a 101.

Na história do confronto entre Brasília e Basquete Cearense no NBB, a vantagem é brasiliense, com quatro vitórias, contra duas do time nordestino. Destes seis duelos, os quatro últimos foram vencidos pela equipe que jogou em casa, todos eles com mais de dez pontos de diferença.

Confira informações e curiosidades das partidas desta terça-feira do NBB 2015/2016:

São José Basketball x Rio Claro Basquete - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP) - terça-feira - dia 17 de novembro, às 20 horas

Encontro recenteNa história do confronto, apenas dois jogos entre as equipes foram disputados com uma vitória para cada.

Mandantes se confirmamNos dois jogos em que se enfrentaram, o mandante sempre venceu. Em Rio Claro, o time da casa estava em sua primeira temporada no NBB e venceu o São José, por 79 a 66. Já na casa do time são-joseense, o anfitrião conseguiu um resultado positivo num confronto acirrado que terminou na prorrogação, por 76 a 75.

Retorno #1O ala Dedé, do Rio Claro, jogou pelo São José por quatro no NBB e reencontra sua ex-equipe nesta terça-feira. Ao todo, foram 149 jogos, 12,4 pontos de média para o jogador, que estava no elenco joseense que chegou à final do NBB 2011/2012, em que perdeu para o Brasília, por 78 a 62.

Retorno #2O ala Vinícius Pastor, do Rio Claro, enfrentará o time em que jogou por dois anos no NBB, pelas temporadas 2008/2009 e 2009/2010.

Passou e marcouO ala Gui Deodato, do Rio Claro, enfrentará o time que conseguiu seu maior feito em assistências no NBB. O fato aconteceu na vitória do Bauru, sua ex-equipe, diante do São José, por 88 a 78, em que o atleta distribuiu sete passes decisivos.

Sem confirmaçãoO São José ainda não conseguiu uma vitória dentro de casa no NBB. Nas duas partidas que fez no Ginásio Lineu de Moura foi derrotada pelo Pinheiros, por 95 a 74, e em seguida para o Caxias, por 76 a 71.

DistanciadaO Rio Claro está a três jogos sem vencer no NBB. Sua última vitória aconteceu em casa, contra a Liga Sorocabana, por 82 a 67, na rodada inicial. Desde então foi derrotado pelo Paulistano, em casa, por 74 a 67, por Macaé, em território fluminense, por 84 a 80, e, na Gávea, perderam por 102 a 70 diante do Flamengo.

*Ultrapassando os 800Com mais oito rebotes, o ala/pivô Renato Carbonari, do São José, chegará à 800 rebotes na carreira no NBB.

MoooonstroO ala/pivô Teichmann pode ultrapassar duas marcas características em dois fundamentos principais para sua posição. Mais duas enterradas e ele alcança a marca de 200 no NBB e com mais cinco tocos, chega também aos 200 no NBB.

Solar Cearense x UNICeuB/Cartão BRB/Brasília - Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) - terça-feira - dia 17 de novembro, às 20h30

O confrontoNa história do confronto entre Brasília e Basquete Cearense no NBB, a vantagem é candanga, com quatro vitórias, contra duas do time nordestino.

Últimos encontrosOs quatro últimos duelos entre as equipes foram vencidos pelo mandante e todos eles com mais de dez pontos de diferença.

200Aos 24 anos, o armador Jefferson Campos, do Brasília, chegará às 200 partidas em sua história no NBB.

Só meia dúziaCom mais seis rebotes defensivos, o ala Arthur Belchor, do Brasília chegará à marca de 600 no fundamento em sua trajetória no NBB.

Ou apenas quatroAinda sobre Arthur Belchor, só faltam quatro chutes corretos de três pontos do ala para atingir a marca de 400 bolas de três acertadas e se tornar o 12º atleta a alcançar tal feito no maior campeonato de basquete do país.

*Se mantendo no alcanceFaltam quatro bolas de três pontos corretas para o armador Fúlvio, do Brasília, chegar à marca de 300 no NBB.

Quase láUma enterrada, que é sua principal característica, ou um simples arremesso de dentro do garrafão é o que o ala/pivô Lucas Cipolini, do Brasília, precisa para chegar à marca de 900 tiros de dois pontos acertados no NBB.

Tiro curtoMais um lance livre correto e o ala/pivô Guilherme Giovannoni chegará aos 700 tiros corretos no NBB.

AlvoPara o ala/armador Audrei este jogo tem um gostinho especial, pois o atleta tem seu recorde máximo de pontos num só jogo no NBB diante do Brasília. Isto aconteceu, ainda quando o jogador representava o Uberlândia, na vitória contra o Brasília, por 90 a 87, em que anotou 27 pontos.

Universo/Vitória x Decisão Engenharia/Minas Tênis Clube - Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Fortaleza (CE) - terça-feira - dia 17 de novembro, às 21 horas

O últimoO Vitória é o único time que ainda não venceu na atual temporada do NBB.

Preocupação mineiraO clube mineiro está há dois jogos sem ganhar. Sua última vitória aconteceu na segunda rodada do NBB diante do Caxias do Sul e foi, por 75 a 48.

Olho neleCestinha do Minas na temporada, o jovem ala/armador Danilo Siqueira, que tem 14,3 pontos de média, está sendo parte crucial da equipe nesta temporada no NBB.

Nova peçaUma nova arma do Minas que vem se confirmando é o ala Sosa. Com 11,8 pontos de média, o portorriquenho é o segundo principal cestinha do clube mineiro no NBB.

Último JejumA última sequência de derrotas aconteceu na temporada passada entre 18/03 e 03/04. Ao todo, foram quatro jogos, dois fora de casa e dois em Belo Horizonte, com quatro derrotas seguidas para: Limeira, por 66 a 62, no Ginásio Vô Lucato; perdeu em Rio Claro, por 73 a 68. Em casa, ficou no resultado negativo duas vezes, uma contra o Palmeiras, por 73 a 68, e depois para o Pinheiros, por 110 a 87.

Destaque rubro-negroO pivozão Renan Leichtweis, do Vitória, começou muito bem a temporada e, com 13,8 pontos por jogo, 7,8 rebotes e 17 de eficiência por partida, forma com Jason Smith (14,3 pontos de média) a dupla de destaques do elenco baiano neste início de competição.

Confira os próximos jogos do NBB 2015/2016:

17/11 (terça-feira):
20h - São José Basketball x Rio Claro Basquete
20h30 - Solar Cearense x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
21h - Universo/Vitória x Decisão Engenharia/Minas

18/11 (quarta-feira):
19h30 - CA Paulistano x Macaé Basquete
20h - Paschoalotto/Bauru x EC Pinheiros
20h - Liga Sorocabana x Flamengo
Após garantir vaga na final da Sul-Americana, Brasília voltará a atuar pelo NBB (FIBA Américas/Divulgação)
Após garantir vaga na final da Sul-Americana, Brasília voltará a atuar pelo NBB (FIBA Américas/Divulgação)
Alta  | Web

Em grande fase, o ala/pivô Giovannoni, do Brasília, é o cestinha da temporada (LC Moreira/Divulgação)
Em grande fase, o ala/pivô Giovannoni, do Brasília, é o cestinha da temporada (LC Moreira/Divulgação)
Alta  | Web

Basquete Cearense tem 50% de aproveitamento no NBB 2015/2016 até o momento (LC Moreira/Divulgação)
Basquete Cearense tem 50% de aproveitamento no NBB 2015/2016 até o momento (LC Moreira/Divulgação)
Alta  | Web

Depois de duas derrotas seguidas, São José atuará mais uma vez como mandante (LC Moreira/Divulgação)
Depois de duas derrotas seguidas, São José atuará mais uma vez como mandante (LC Moreira/Divulgação)
Alta  | Web

Ainda em busca do 1º triunfo, Vitória, do ala Jason, tornará a jogar em casa (João Pires/LNB)
Ainda em busca do 1º triunfo, Vitória, do ala Jason, tornará a jogar em casa (João Pires/LNB)
Alta  | Web

Vindo de duas derrotas, Minas, do jovem armador Coelho, tentará voltar a vencer (João Pires/LNB)
Vindo de duas derrotas, Minas, do jovem armador Coelho, tentará voltar a vencer (João Pires/LNB)
Alta  | Web

Rio Claro, do pivô Daniel Alemão, irá até São José de olho em sua 2ª vitória (Filippo Ferrari/Divulgação)
Rio Claro, do pivô Daniel Alemão, irá até São José de olho em sua 2ª vitória (Filippo Ferrari/Divulgação)
Alta  | Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.