segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lote remanescente de vacina contra a gripe é disponibilizado à toda a população

Lote remanescente de vacina contra a gripe é disponibilizado à toda a população

As campanhas de vacinação municipais são meios indispensáveis para que a Prefeitura mantenha a qualidade dos serviços de saúde da população. Com esta mentalidade, o Programa de Imunização de Uberlândia a partir de agora disponibiliza a vacina contra gripe para todos, sem nenhuma restrição. Qualquer cidadão poderá comparecer a uma unidade de saúde e receber a vacina, que faz parte de lote remanescente da campanha.
A campanha de vacinação contra da gripe, realizada este ano de 04 a 22 de maio, distribuiu 121.939 doses da vacina superando a meta mínima e imunizando mais de 100% do público alvo. Os estoques de vacina estão normalizados e ainda há vacinas nas unidades de saúde.
O Ministério da Saúde prioriza todos os anos crianças de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
A coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Maria Menezes, reforça que é desnecessária uma corrida aos postos e que as doses da vacina contra gripe ficarão disponíveis gratuitamente nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), tanto na zona urbana como rural, das 8h às 17h. “O programa de imunização tem gerenciado os estoques de todas as vacinas visando sempre minimizar impactos do desabastecimento nacional para a população. Temos mantido a prioridade da oferta mínima para garantir o calendário das campanhas de vacinação regulares”, disse. 

Importância do cartão de vacina

Ao procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a gripe os adultos devem ficar atentos para atualização do cartão de vacina. A perda ou extravio do cartão pode acarretar transtornos na requisição de outros documentos, como no caso de pessoas que pretendem viajar para o exterior. Para isso é indispensável a solicitação do certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento obtido apenas com a apresentação do Cartão Nacional de Vacinação.  O certificado é exigido por vários países conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Os viajantes que não portarem o documento podem ser barrados pelas autoridades no embarque ou desembarque, o que acarretará na perda da viagem ou necessidade imediata de retorno ao país de origem.
Em Uberlândia, a Secretaria de Saúde oferece atendimento gratuito a quem precisa tirar o documento no Centro Municipal de Orientação ao Viajante (COV), na avenida Ortízio Borges, nº 196 (sala 104) – bairro Santa Mônica.
As vacinas que os adultos podem tomar gratuitamente na rede são a Febre Amarela, a Triviral (sarampo, caxumba e rubéola) Hepatite B e a Dupla Adulto (difteria e tétano). Todas as imunizações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde estão à disposição da população na Rede Pública Municipal de Saúde.

Márley Naves
Assessoria de Comunicação em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.