terça-feira, 21 de abril de 2015

NBB - Limeira e Brasília se enfrentam na abertura das quartas de final


JB Anthero/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Agora no Limeira, armador Nezinho reencontrará sua ex-equipe nas quartas

Alta | Web
Brito Junior/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Limeira venceu os dois duelos com Brasília na fase de classificação do NBB 7

Alta | Web
Brito Junior/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Brasília, do armador Fúlvio, chega às quartas após eliminar o Pinheiros

Alta | Web
JB Anthero/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload... 
Limeira, do dominicano Ramon, perdeu apenas um jogo em casa na 1ª fase do NBB 7

Alta | Web
Wander Roberto/Pinheiros
Clique na imagem para fazer o Donwload... 
Guilherme Giovannoni, do Brasília, é o segundo maior pontuador de todo o NBB 7

Alta | Web
NBB - Limeira e Brasília se enfrentam na abertura das quartas de final
Nesta quarta-feira, às 20h, paulistas e candangos se enfrentarão no Ginásio Vô Lucato com transmissão ao vivo via WEB
O início das quartas de final do NBB 7 será nesta quarta-feira. No Ginásio Vô Lucato, no interior paulista, às 20 horas, Winner/Limeira e UniCEUB/BRB/Brasília se enfrentarão às 20 horas (de Brasília) na partida que marcará a abertura da segunda rodada dos playoffs do maior campeonato de basquete do país. O duelo contará com transmissão ao vivo via WEB (www.lnb.com.br/tempo-real).

Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, o time limeirense avançou direto às quartas de final e fará sua primeira partida na fase de mata-mata nesta quarta. Por sua vez, a equipe da capital federal passou pelo Pinheiros/SKY nas oitavas de final, por 3 a 1, e se garantiu nas quartas do NBB pela sétima vez em sete anos.

+ Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB

"A pausa foi boa para nossa equipe. Pudemos fazer alguns ajustes e também recuperar alguns jogadores que tiveram problemas físicos na fase final da fase de classificação. Além disso, pudemos observar nosso adversário e isso claro que ajuda. Mas por outro lado, perdemos um pouco do ritmo de jogo, e principalmente para essa primeira partida temos que estar ainda mais atentos para conter a ansiedade e controlar o ritmo do jogo", declarou o pivô limeirense Fiorotto.

Esta será a primeira vez na história em que Limeira e Brasília se enfrentarão nos playoffs do NBB. Pelo segundo ano seguido no G-4, o esquadrão paulista luta para atingir a inédita classificação às semifinais e para isso terá o fator casa a seu favor. Com a vantagem do mando de quadra, o time dirigido pelo técnico Dedé Barbosa atuará ao lado de sua torcida nas duas primeiras partidas da série e ainda sediará um possível quinto e decisivo jogo.

"Mando de quadra é importante. Treinamos todos os dias no nosso ginásio e conhecemos bem os pontos de referência, isso sem falar no apoio da torcida. Mas quando se trata de uma série entre dois times experientes essa vantagem é mínima. Sabemos que o que vai valer é a nossa atitude dentro de quadra, seja jogando no Vô Lucato ou lá em Brasília", disse Fiorotto.

+Clique aqui e confira curiosidades e informações do confronto entre Limeira e Brasília

Do outro lado, a agremiação candanga tentará retornar às semifinais do maior campeonato de basquete do país. Tricampeão do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), Brasília foi eliminado nas duas últimas temporadas na fase de quartas de final, ambas as vezes pelo São José/Unimed, e agora lutará para voltar a figurar entre os quatro melhores colocados da competição nacional.

"Nossa equipe está bastante contente com a vitória na série contra o Pinheiros. Vimos uma evolução boa no time, principalmente na defesa e no jogo coletivo. Nosso time é bastante experiente e queremos continuar com esse espírito bom para esse confronto com Limeira", disse o pivô Cipolini, do Brasília.

Para vencer o duelo das oitavas frente ao Pinheiros, Brasília conseguiu uma vitória fora de casa logo na primeira partida. Também sem o mando de quadra, a equipe da capital federal iniciou o confronto atuando na capital paulista e triunfou. Depois, mesmo com derrota na segunda partida, saiu vitorioso nos dois duelos na capital federal e conquistou a classificação. Então, o enredo da fase anterior serve de inspiração para as quartas de final frente ao Limeira.

"Estamos muito focados para esse primeiro jogo. Vimos na série contra o Pinheiros o quanto é importante começar a série com uma vitória fora de casa e vamos encarar esse jogo praticamente como um duelo de ‘vida ou morte’ para nós. Queremos muito a classificação para as semifinais e sabemos da importância de iniciar bem o confronto", afirmou Cipolini.

"Precisamos diminuir a ofensiva do time de Limeira. Eles têm muitos jogadores de perímetro que gostam de arremessar da linha dos três pontos, algo muito semelhante ao que enfrentamos contra o Pinheiros. Sabemos que nossa defesa fez toda a diferença nas oitavas e queremos continuar assim para as quartas de final", completou o jogador que anota em média de 14,7 pontos por jogo no NBB 7.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos das quatro séries das quartas de final do NBB 7

Nos dois confrontos entre as equipes na fase de classificação, Limeira levou a melhor. No duelo do primeiro turno, em Brasília, o time paulista abriu boa vantagem logo no primeiro tempo e conquistou a vitória por 87 a 83. Já na segunda partida, no Ginásio Vô Lucato, a vitória limeirense foi mais tranquila, por 83 a 69, em grande noite do dominicano Ronald Ramon (26 pontos) e do norte-americano David Jackson (17 pontos).

"Já nos enfrentamos na fase de classificação, e Limeira venceu as duas partidas, mas sei que isso não significa nada para o momento dos playoffs. Apesar disso, tenho confiança total na minha equipe, que mostrou durante todo o campeonato uma maturidade para apresentar um bom basquete", afirmou o limeirense Nezinho.

A série que vale um lugar nas semifinais do NBB 7 será emblemática para Nezinho. Depois de defender Brasília por seis anos e ser uma das grandes figuras do tricampeonato nacional conquistado pela equipe, o experiente armador se transferiu para Limeira antes do início da temporada e agora encarará seu ex-time nos playoffs.

"Creio que será uma série muito disputada, principalmente tática e fisicamente. Já temos uma identidade e uma maneira de jogar que foi construída durante toda a temporada, então acredito que devemos manter nosso padrão de jogo que nos trouxe até aqui, com um nível de concentração, atitude e de vontade de ganhar, numa dose ainda maior", concluiu o experiente jogador.

Confira curiosidades históricas das quartas de final do NBB:

12,5%Somente três das 24 séries quartas de final foram vencidas pelo time de pior campanha que veio das oitavas de final, aproveitamento de 12,5%:

NBB 5 - (2º) Brasília 2 x 3 São José (7º)
NBB 6 - (3º) Brasília 0 x 3 São José (6º)
NBB 6 - (4º) Limeira 2 x 3 Mogi (12º)

Com moral!Os playoffs do NBB 7 estão apenas começando, mas já entraram para a história. Três das quatro equipes vindas das oitavas tiveram campanha pior na primeira fase, algo que nunca aconteceu na história do NBB. Somente o Franca confirmou seu mando de quadra e justificou sua melhor posição na fase de classificação. Confira os placares das séries:

NBB 7 - Oitavas - (5º) Minas 1 x 3 Macaé (12º)
NBB 7 - Oitavas - (6º) Paulistano 1 x 3 São José (11º)
NBB 7 - Oitavas - (7º) Pinheiros 1 x 3 Brasília (10º)
NBB 7 - Oitavas - (8º) Franca 3 x 2 Palmeiras

Vassoura neles!Na história das quartas de final do NBB, 11 séries foram vencidas por 3 a 0, as famosas "varridas". Destas, três vieram por parte do Flamengo. Em seguida, com duas cada, estão Brasília, Minas, Franca e São José. O time que mais perdeu sem vencer um jogo sequer foi o Bauru, varrido três vezes. Confira a lista completa das séries terminadas em 3 a 0:

- NBB 1:
Flamengo 3 x 0 Pinheiros
Minas 3 x 0 Bauru
- NBB 2:
Brasília 3 x 0 Bauru
Minas 3 x Joinville
Flamengo 3 x 0 São José
Franca 3 x 0 Pinheiros
- NBB 3:
Franca 3 x 0 São José
- NBB 4
São José 3 x 0 Franca
Brasília 3 x 0 Bauru
- NBB 5:
Flamengo 3 x 0 Paulistano
- NBB 6:
Brasília 0 x 3 São José

Dez sufocosDas 24 séries quartas de final do NBB, dez foram decididas apenas no quinto duelo. Os times que mais participaram de Jogos 5 foram Brasília (2 vitórias e 1 derrota) Franca (3 derrotas) Uberlândia (1 vitória e 2 derrotas) e Pinheiros (2 vitórias e 1 derrota). Confira a lista completa:

- NBB 1:
Brasília 3 x 2 Franca
- NBB 2:
todas as séries foram 3 a 0- NBB 3:
Pinheiros 3 x 2 Joinville
Brasília 3 x 2 Uberlândia
- NBB 4:
Flamengo 3 x 2 Uberlândia
Pinheiros 3 x 2 Joinville
- NBB 5:
Bauru 3 x 2 Franca
Brasília 2 x 3 São José
Uberlândia 3 x 2 Pinheiros
- NBB 6:
Paulistano 3 x 2 Franca
Limeira 2 x 3 Mogi

Fator casa predominanteNa história das quartas de final do NBB foram realizadas 58 partidas na casa do time mais bem classificado na primeira fase, e somente 12 delas foram vencidas pela equipe visitante, o que gera um aproveitamento de apenas 20,6%. Confira o desempenho das equipes de pior de melhor campanha jogando fora de casa nas quartas de final:

- NBB 1 - 1 vitória em 15 jogos:
(2º) Brasília 96 x 105 Franca (7º) - Jogo 2

- NBB 2 - todas as séries foram 3 a 0 para o time de melhor campanha

- NBB 3 - 1 vitória em 17 jogos
(2º) Pinheiros 103 x 105 Joinville (7º) - Jogo 3

- NBB 4 - 2 vitórias em 10 jogos
(2º) Pinheiros 68 x 74 Joinville (8º) - Jogo 2
(4º) Flamengo 60 x 77 Uberlândia (5º) - Jogo 3

- NBB 5 - 3 vitórias em 11 jogos
(3º) Uberlândia 97 x 103 Pinheiros (6º) - Jogo 2
(3º) Uberlândia 70 x 91 Pinheiros (6º) - Jogo 3
(2º) Brasília 81 x 98 São José (7º) - Jogo 5

- NBB 6 - 5 vitórias em 10 jogos
(1º) Flamengo 70 x 74 Bauru (8º) - Jogo 1
(2º) Paulistano 67 x 87 Franca (10º) - Jogo 2
(3º) Brasília 82 x 87 São José (6º) - Jogo 1
(3º) Brasília 82 x 95 São José (6º) - Jogo 2
(4º) Limeira 70 x 75 Mogi (12º) - Jogo 5

Jogo 2 decisivoPara se vencer uma série de playoffs no NBB é preciso vencer três partidas, independentemente da ordem. No entanto, em toda a história, quem ganhou o Jogo 2 avançou em 18 das 24 séries quartas de final do NBB (75,0% de aproveitamento):

- NBB 1:
Flamengo 3 x 0 Pinheiros
Joinville 3 x 1 Limeira - venceu os Jogos 2, 3 e 4
Minas 3 x 0 Bauru

- NBB 2:
Brasília 3 x 0 Bauru
Minas 3 x 0 Joinville
Flamengo 3 x 0 São José
Franca 3 x 0 Pinheiros

- NBB 3:
Franca 3 x 0 São José
Flamengo 3 x 1 Bauru - venceu os Jogos 2, 3 e 4
Pinheiros 3 x 2 Joinville - venceu os Jogos 1,2 e 5
Brasília 3 x 2 Uberlândia - venceu os Jogos 2,3 e 5

- NBB 4:
São José 3 x 0 Franca
Flamengo 3 x 2 Uberlândia - venceu os Jogos 1, 2 e 5
Brasília 3 x 0 Bauru

- NBB 5:
Flamengo 3 x 0 Paulistano
Bauru 3 x 2 Franca - venceu os Jogos 2, 3 e 5

- NBB 6:
Flamengo 3 x 1 Bauru - venceu os Jogos 2,3 e 4
Brasília 0 x 3 São José

Jogo 3 mais ainda!Se vencer o Jogo 2 é decisivo para se vencer um playoff quartas de final do NBB, levar a melhor no Jogo 3 é mais ainda. Em toda a história, 20 das 24 das séries de quartas foram ganhas pelo time que venceu o Jogo 3, aproveitamento de 83,3%:

- NBB 1:
Flamengo 3 x 0 Pinheiros
Joinville 3 x 1 Limeira - venceu os Jogos 2, 3 e 4
Minas 3 x 0 Bauru
Brasília 3 x2 Franca - venceu os Jogos 1, 3 e 5

- NBB 2:
Brasília 3 x 0 Bauru
Minas 3 x 0 Joinville
Flamengo 3 x 0 São José
Franca 3 x 0 Pinheiros

- NBB 3:
Franca 3 x 0 São José
Flamengo 3 x 1 Bauru - venceu os Jogos 2, 3 e 4
Brasília 3 x 2 Uberlândia - venceu os Jogos 2,3 e 5

- NBB 4:
São José 3 x 0 Franca
Brasília 3 x 0 Bauru
Pinheiros 3 x 2 Joinville - venceu os Jogos 3, 4 e 5

- NBB 5:
Flamengo 3 x 0 Paulistano
Bauru 3 x 2 Franca - venceu os Jogos 2, 3 e 5

- NBB 6:
Flamengo 3 x 1 Bauru - venceu os Jogos 2,3 e 4
Brasília 0 x 3 São José
Paulistano 3 x 2 Franca - venceu os Jogos 1, 3 e 5Limeira 2 x 3 Mogi - venceu os Jogos 3, 4 e 5

100%O Flamengo é o único time da história do NBB que nunca ficou de fora das quartas de final. Sempre classificado entre os quatro primeiros da fase de classificação, o clube da Gávea, três vezes campeão, nunca perdeu uma série de quartas em toda sua trajetória na competição. Confira o desempenho dos rubro-negros nas quartas de final:

NBB 1 - 3 x 0 no Pinheiros
NBB 2 - 3 x 0 no São José
NBB 3 - 3 x 1 no Bauru
NBB 4 - 3 x 2 no Uberlândia
NBB 5 - 3 x 0 no Paulistano
NBB 6 - 3 x 1 no Bauru

Vira, vira, virou!Nove das 24 séries quartas de final foram vencidas de virada pela equipe que iniciou a disputa perdendo. O time que mais aplicou viradas foi o Flamengo, curiosamente as duas sobre Bauru, no NBB 3 e no NBB 6. Confira a lista completa das viradas em quartas de final:

-NBB 1:
Joinville 3 x 1 Limeira
-NBB 2:
todas as séries foram 3 a 0
-NBB 3:
Flamengo 3 x 1 Bauru
Brasília 3 x 2 Uberlândia - Perdeu os Jogos 1 e 4
-NBB 4
Pinheiros 3 x 2 Joinville - Perdeu os Jogos 1 e 2
NBB 5:
Bauru 3 x 2 Franca - Perdeu os Jogos 1 e 4
Brasília 2 x 3 São José - Perdeu os Jogos 2 e 3
Uberlândia 3 x 2 Pinheiros -  Perdeu os Jogos 2 e 3
NBB 6:
Flamengo 3 x 1 Bauru
Limeira 2 x 3 Mogi - Perdeu os Jogos 1 e 2

0%Quarto colocado na fase de classificação da atual temporada, Limeira nunca venceu uma série de playoff em toda sua trajetória no NBB. Em cinco temporadas - não disputou o NBB 2 - a equipe do interior paulista perdeu três oitavas e duas quartas de final, sendo todas elas de virada, o que os deixa com o posto de time que mais sofreu viradas nos playoffs da competição:

NBB 1 - Quartas - Joinville 3 x 1 Limeira - ganhou o Jogo 1
NBB 3 -  Oitavas - São José 3 x 2 Limeira - ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 4 - Oitavas - Joinville 3 x 2 Limeira - ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 5 - Oitavas - Pinheiros 3 x 2 Limeira - ganhou os Jogos 1 e 2
NBB 6 - Quartas - Limeira 2 x 3 Mogi - ganhou os Jogos 1 e 2

3 em sequênciaO São José está virando um especialista em quartas de final. Nas três últimas temporadas, o time do Vale do Paraíba chegou a esta fase do mata-mata e foi à todas as semifinais:

NBB 4 - Quartas - São José 3 x 0 Franca
NBB 5 - Quartas - Brasília 2 x 3 São José
NBB 6 - Quartas - Brasília 0 x 3 São José

Velhos conhecidosDepois de passar pelo Paulistano, o São José vai enfrentar o Flamengo nas quartas. Os dois times já estiveram frente a frente em três oportunidades por playoffs, uma nas quartas de final do NBB 2 e em duas semifinais (NBB 4 e NBB 5). Não à toa, o confronto entre rubro-negros é o que mais aconteceu na história do NBB - 27 partidas:

NBB 2 - Quartas - Flamengo 3 x 0 São José
NBB 4 - Quartas - São José 3 x 2 Flamengo
NBB 5 - Quartas - Flamengo 3 x 2 São José

Já vivenciouNa quinta edição do NBB, o São José chegou às quartas para medir forças com o então atual tricampeão Brasília. O resultado foi uma vitória por 3 a 2 e a primeira vez em que os candangos ficaram de fora de uma final. Agora, a situação é parecida, pois os joseenses medirão forças com o atual bicampeão, que nunca foi derrotado nas quartas e ficou de fora de uma semifinal. Será que o São José repete o feito?

Partidas históricasConfira algumas partidas que marcaram as quartas de final do NBB:

Maior diferença de pontos: NBB 2 - Jogo 2 - Brasília 118 x 78 Bauru - 40 pontos
Maior número de pontos em um jogo:  NBB 4 - Jogo 1 - Uberlândia 108 x 110 Flamengo - 218 pontosMaior marca de pontos de uma equipe: NBB 2 - Jogo 2 - Brasília 118 x 78 Bauru
Menor marca de um pontos de uma equipe: NBB 1 - Jogo 1 - Minas 74 x 47 Bauru

RecordistasConfira os maiores anotadores nos principais fundamentos do basquete na história dos playoffs do NBB:

- Jogos disputados1º - Jefferson William (Bauru) - 63
2º - Valtinho (São José) - 62
3º - Arthur (Brasília) - 61
4º - Alex Garcia (Bauru) - 57
5º - Shilton (Minas) - 55

- Pontos:
1º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 1084 pontos
2º - Alex Garcia (Bauru) - 998 pontos
3º - Murilo Becker (Bauru) - 986 pontos
4º - Guilherme Giovannoni (Brasília) - 852 pontos
5º - Marquinhos (Flamengo) - 781 pontos

- Rebotes:
1º - Murilo Becker (Bauru) - 468 rebotes
2º - Jefferson William (Bauru) - 416 rebotes
3º - Shilton (Minas) - 383 rebotes
4º - Olivinha (Flamengo) - 363 rebotes
5º - Guilherme Giovannoni - 318 rebotes

- Assistências:1º - Valtinho (São José) - 328 assistências
2º - Fúlvio (Brasília) - 286 assistências
3º - Nezinho (Limeira) - 238 assistências
4º - Alex Garcia (Bauru) - 187 assistências
5º - Larry Taylor (Bauru) - 184 assistências

- Bolas de 3 pontos:1º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 163 certas
2º - Jefferson William (Bauru) - 116 certas
3º - Nezinho (Limeira) - 109 certas
4º - Alex Garcia (Bauru) - 109 certas
5º - Marquinhos (Flamengo) - 101 certas

- Bolas de 2 pontos:1º - Murilo Becker (Bauru) - 318 certas
2º - Drudi (São José) - 217 certas
3º - Guilherme Giovannoni (Brasília) - 210 certas
4º - Alex Garcia (Bauru) - 199 certas
5º - Caio Torres (São José) - 183 certas

Lances livres:1º - Alex Garcia (Bauru) - 273 certos
2º - Murilo Becker (Bauru) - 272 certos
3º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 269 certos
4º - Valtinho (São José) - 199 certos
5º - Marquinhos (Flamengo) - 186 certos

- Roubos de bola:1º - Alex Garcia (Bauru) - 82
2º - Nezinho (Limeira) - 72
3º - Valtinho (São José) - 71
4º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 65
5º - Figueroa (Franca) - 59

Tocos:1º - Murilo Becker (Bauru) - 46
2º - Alex Garcia (Bauru) - 40
3º - Jefferson William (Bauru) - 38
4º - Estevam (Rio Claro) - 38
5º - Teichmann (Limeira) - 31

- Duplos-duplos:1º - Murilo Becker (Bauru) - 20
2º - Olivinha (Flamengo) - 14
3º - Shilton (Minas) - 11
4º - Jeff Agba (Paulistano) - 10
5º - Guilherme Giovannoni (Brasília) - 9
5º - Jefferson William (Bauru) - 9

 Recordes das quartasConfira os recordes registrados por um jogador em um só jogo de quartas de final em diversos fundamentos:

- Pontos:1º - Manny Quezada (São José) - NBB 6 -Jogo 2 - Brasília 82 x 95 São José - 50 pontos (recorde da história dos playoffs e 2º maior do NBB)
2º - Marquinhos (Pinheiros) - NBB 3 - Jogo 3 - Pinheiros 103 x 105 Joinville - 43 pontos

-Rebotes:1º - Shilton (Joinville) - NBB 1 - Jogo 3 - Joinville 77 x 63 Limeira - 21 rebotes (recorde da história do NBB)
2º - Caio Torres (São José) - NBB 6 - Jogo 3 - São José 72 x 70 Brasília - 19 rebotes

- Assistências:1º - Figueroa (Franca) - NBB 5 - Jogo 4 - Franca 70 x 62 Bauru - 14 assistências
2º - Robby Collum (Uberlândia) - NBB 5 - Jogo 2 - Uberlândia 97 x 103 Pinheiros - 11 assistências
2º - Helinho (Franca) - NBB 2 - Jogo 2 - Franca 84 x 75 Pinheiros - 11 assistências

Bolas de 3 pontos:1º - Nezinho (Brasília) - NBB 5 - Jogo 3 - Brasília 91 x 76 São José - 8 arremessos certos
2º - Robert Day (Uberlândia) - NBB 5 - Jogo 2 - Uberlândia 97 x 103 Pinheiros - 7 arremessos certos

Eficiência:1º - Manny Quezada (São José) - NBB 6 -Jogo 2 - Brasília 82 x 95 São José - 49 de eficiência (recorde dos playoffs e 2º maior da história do NBB)
2º - Marcelinho Machado (Flamengo) - NBB 1 - Jogo 1 - Pinheiros 87 x 92 Flamengo - 46 de eficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.