terça-feira, 12 de agosto de 2014

Uberlândia lança oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uberlândia lança oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os estudantes de escolas públicas, particulares e faculdades de Uberlândia terão a oportunidade de conhecer e apresentar durante quase dois meses projetos e ideias que estimulem a ciência e a tecnologia. Nos meses de outubro e novembro serão realizadas várias atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Uberlândia. Um dos destaques é a quarta edição do Brincando e Aprendendo, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro no ginásio do Sabiazinho. A atividade é voltada para estudantes da educação básica e visa discutir ciência e tecnologia através de atividades lúdicas e interativas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai acontecer na cidade entre os dias 13 e 19 de outubro.
Em sua 11ª edição, a Semana tem como tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social". Este tema é uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais da atualidade em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática visa estimular as instituições a abordar a ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
Como forma de apresentar o evento, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também promotora da Semana, realizaram um workshop, nesta terça-feira (12), no auditório do Crea-MG para falar sobre aprogramação e o objetivo da SNCT, além de estimular as escolas públicas e privadas a participarem e desenvolverem seus projetos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) também parceiro da Semana, esteve representado pelos professores da instituição.
De acordo com o palestrante do workshop e coordenador nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão, a SNCT tem como premissa democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população de assuntos relacionados à ciência e tecnologia. “É por meio da Semana que estamos estimulando tantas pessoas a divulgar seus trabalhos e atividades ligadas à ciência”, ressaltou.
 “Durante a SNCT, a sociedade conhece de maneira divertida e didática, os avanços da Ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico na nossa cidade. Além de aproximar a população dos temas relacionados à Ciência e Tecnologia, as atividades promovem também as diversas atividades científica que estão sendo desenvolvidas”, disse o secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Vitorino Alves.
O prefeito Gilmar Machado ressaltou a importância da tecnologia para beneficiar a sustentabilidade. Durante o workshop, ele falou sobre o projeto da fossa séptica sustentável, desenvolvida pela equipe do Programa Buriti de Proteção e Preservação das Nascentes do rio Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim, e que emprega como uma das matérias primas – de forma inovadora – pneus descartáveis. “Essa tecnologia vai fazer com que os produtores tenham acesso a uma tecnologia mais econômica para dar tratamento correto aos efluentes domésticos que podem contaminar os lençóis d’água e ocasionar doenças”, contou.
Sílvia Martins é coordenadora regional da Semana e dirigente do Museu Dica e do Instituto de Física da UFU. Ela conta que a diferença desta SNCT para as outras é a extensão da programação e das atividades que acontecerão até novembro. “Em outros anos tentávamos realizar vários eventos ao mesmo tempo e não era possível acompanhar tudo. Nesta edição estamos fazendo quase um semestre de SNCT. É uma oportunidade de pegar projetos que, a princípio, eram feitos apenas para eventos e para divulgação para constar na Semana e, agora, transformar em projetos continuados”, disse.
A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e Educação. As escolas que queiram saber como participar da SNCT devem acessar o blog: www.sctuberlandia.blogspot.com.br.

Paula Maia
Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.