sábado, 16 de agosto de 2014

População começa a receber o relatório da qualidade da água


População começa a receber o relatório da qualidade da água

Começou nesta quinta-feira, 14 de agosto, a distribuição do Relatório Anual da Qualidade da Água – 2013, produzido pelo Dmae com o objetivo de prestar contas à população sobre os valores que atestam a potabilidade da água que abastece Uberlândia. Cada residência, comércio e indústria irá receber em até dez dias um dos 282 mil folders que serão distribuídos pelas agências do Correio.
Para caracterizar se uma água é boa ou não para o consumo humano são definidos parâmetros que representam suas características físicas, químicas e biológicas. Os valores correspondentes à turbidez, cor, cloro residual, pH, ferro total, alumínio, coliformes fecais e Escherichia coli devem ser medidos e corrigidos caso se encontrem abaixo ou acima dos índices recomendados.
         Ao divulgar o resumo das análises da qualidade da água, o Dmae dá cumprimento à exigência do Decreto nº 5440 de 2005, da Presidência da República. No portal do Dmae, o cidadão pode ainda acessar os boletins mensais completos que discriminam a qualidade da água tratada nas estações Bom Jardim, Sucupira e nos distritos de Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia, Miraporanga e Tapuirama. O endereço do portal é www.dmae.mg.gov.br.
Este ano, o relatório inova trazendo outras informações de interesse da população. O usuário é lembrado a não se descuidar de possíveis vazamentos não visíveis, que devem ser reparados rapidamente para evitar perda de água e o aumento no valor da conta. O cálculo da tarifa é detalhado para que o usuário saiba quais valores são cobrados pelos serviços de água e esgoto e conheça as diferentes faixas de consumo.
Para o diretor-geral do Dmae, Orlando Resende, a comunicação é um dos pilares do serviço público, uma ferramenta essencial para assegurar à comunidade o direito à informação. “Temos nos empenhado em utilizar os espaços da mídia para manter a população informada sobre os nossos serviços, isto porque acreditamos que a gestão do saneamento não pode ser realizada de forma eficiente sem o envolvimento da comunidade”, afirmou.
Confira também na conta de água os valores da cor, pH, turbidez, cloro, flúor e coliformes totais, os principais indicadores da qualidade da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.