segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cerest está em nova sede


Cerest está em nova sede

A Prefeitura de Uberlândia entregou, nesta quarta-feira (13), a nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O imóvel próprio, que fica na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 727, Centro, é fruto de uma reivindicação da população e sindicatos de trabalhadores.
O prefeito Gilmar Machado diz que o momento marca o compromisso com o trabalhador. “Esta sede representa o ponto de referência para confirmar o objetivo de trabalhar por uma cidade que preocupa com a sua gente. Um local onde os trabalhadores podem promover e desenvolver as ideias exigidas pela política trabalhista em um ambiente saudável e seguro para o trabalho em nossa cidade”, disse.
Reconhecido pela coletividade como importante aliado dos trabalhadores, o Cerest foi criado pela portaria que instituiu a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e iniciou suas atividades em setembro de 2005, em Uberlândia. A principal atribuição é intervir nos fatores geradores de agravos a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, de modo a reduzir ou eliminar condições inadequadas que possam gerar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, no sentido de melhorar a qualidade de vida do trabalhador. O Cerest possui também autonomia para estabelecer ações de inspeção em assuntos prioritários do setor, regulamentados pela legislação brasileira.
Ao longo de sua trajetória no segmento da saúde, o órgão avalia denúncias individuais ou de representantes de trabalhadores da saúde/SUS, bem como órgãos oficiais operando em parceria com Ministério Público, Delegacia Regional do Trabalho, sindicatos, INSS, instituições de ensino e pesquisa e com as políticas públicas de saúde, como o Sistema Único de Saúde, com acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde representando a sociedade.
“Nossa atenção esta voltada a uma saúde pública resolutiva humanizada, nesta visão a lógica é pensar no trabalhador, enquanto lutamos pela crença de que o diferencial da administração pública de qualidade é a transformação social”, disse o secretário de Saúde, Almir Fontes.
Pautados por uma abordagem profissional interdisciplinar e com a gestão participativa, o Cerest Regional de Uberlândia tem abrangência em 30 municípios inseridos na Região do Triangulo Norte, subsidiando-os através de apoio técnico nas ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.