quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Novo Conselho Municipal da Juventude é empossado

Novo Conselho Municipal da Juventude é empossado


Os novos membros do Conselho Municipal da Juventude de Uberlândia tomaram posse nesta terça-feira (12), em solenidade no Centro Administrativo. O colegiado esteve paralisado nos anos de 2011 e 2012 e agora tem um novo formato. O Conselho é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho e conta com 16 membros, sendo 8 do Governo e 8 da sociedade civil.
Segundo o superintendente da Juventude, Felipe Machado Teixeira, essa nova reformulação visa atender a maior pluralidade das entidades que atuam no segmento da juventude. “O conselho tinha a representação governamental e poucas da sociedade civil. Então foi feita uma alteração na legislação e através de um processo democrático pudemos trazer mais representações da sociedade civil para compor o conselho”. Ainda de acordo com Felipe, é a primeira vez que Uberlândia terá um conselho contendo, de fato, vários setores da juventude. “É uma oportunidade de construirmos juntos uma nova metodologia, um novo direcionamento, um plano de ação para a juventude de Uberlândia”, diz o superintendente.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Denise Portes, o conselho é um momento de consolidação. “O conselho ficou desativado desde 2011. Então essa nova posse significa a consolidação de um grupo governamental com a sociedade civil, que vai liderar e discutir as políticas públicas na área da juventude no município de Uberlândia”, diz Portes. A secretária salienta que a responsabilidade da discussão das políticas públicas na área da juventude de Uberlândia está nas mãos dos conselheiros.
O conselho é um instrumento de participação da sociedade civil no acompanhamento das ações do governo na realização de políticas públicas, sendo autônomo, permanente e de representação paritária.

Atribuições do conselho

- Propor e subsidiar políticas públicas para a juventude;
- Fiscalizar o cumprimento das leis de atendimento ao direito juvenil;
- Receber, analisar, examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas a instituições direcionadas a juventude;
- Incentivar associações juvenis, prestar apoio e assistência;
- Estimular a participação jovem nos organismos públicos e movimentos            sociais, seminários, cursos, congressos e eventos;

Desenvolvimento Social e Trabalho
Teresa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.