quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Cetaf promove reprodução de peixes a serem destinados aos rios da região

Cetaf promove reprodução de peixes a serem destinados aos rios da região
Com técnica de hipofisação, Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar espera coletar mais de 450 mil ovos

                                                                                                   Foto: SMAAD

Uma ação conjunta desenvolvida nesta terça-feira (19) pretende ampliar ainda mais a população de peixes abrigados na bacia hidrográfica de Uberlândia. As atividades foram iniciadas no Aquário Municipal, com o manejo das matrizes reprodutoras e de machos de diferentes espécies de peixes. O trabalho consiste na hipofisação, uma técnica utilizada para a reprodução artifical dos exemplares, com o intuito de otimizar a produção, além de garantir maior taxa de sobrevivência.

Como funciona

O método é baseado na desova por indução em peixes migradores, a partir da aplicação de hormônios naturais presentes na hipófise de peixes maduros. Depois de selecionadas as matrizes, os exemplares foram levados até o Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), que dará sequência aos trabalhos. A expectativa é que mais de 450 mil ovos sejam coletados, como adianta Adair Divino da Costa, coordenador do núcleo de aqüicultura da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos.

“Foram escolhidas duas matrizes de curimba, com 400 mil ovos, e duas de piau sul, com 70 mil. Selecionamos as matrizes reprodutoras e fizemos a indução hormonal dos peixes, trazendo para a Cetaf, onde os ovos serão levados para a incubadora. São peixes que serão utilizados nas ações de peixamento dos rios da região em 2018 e também para atender os produtores, a partir de fevereiro”, antecipou.

 
                                                                                                                                 Foto: SMAAD
Ampliação do conhecimento

Com base na afirmação de Adair, sete espécies correspondem àquelas que serão destinadas para as vendas subsidiadas aos produtores em 2018, entre elas curimba, piau sul, tambacu e pacu-caranha. Além das equipes da secretaria de Agropecuária, o trabalho desta terça-feira foi acompanhado pelos alunos do curso técnico de Aquicultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que conheceram todos os processos.

“É um trabalho minucioso e o mais gostoso é ver o envolvimento de todos. É algo pela preservação do nosso meio ambiente que é gratificante. Tudo que aprendi durante esses 21 anos trabalhando nessa área vale à pena quando vemos esses jovens motivados a aprender ainda mais”, destacou.

20/12/2017
PJ Godoy
3239-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.