Tocha Olímpica Rio 2016 será recebida com festa em Uberlândia
Cidade mineira mobiliza artistas e grupos folclóricos locais, prepara celebração e convida moradores de municípios vizinhos para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
Está tudo pronto para a chegada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 por Uberlândia, em Minas Gerais. A cidade será a última a receber o comboio da tocha Olímpica, neste sábado, dia 7, depois de passar por Pires do Rio, Ipameri, Goiandira e Araguari. O revezamento iniciará às 17h20, na Arena do Sabiazinho, e no final do dia, a pira de celebração será acesa às 20h45 no Teatro Municipal. A mobilização da cidade fez com que a página oficial de Uberlândia no Facebook fosse visualizada aproximadamente dois milhões de vezes somente na semana passada – o equivalente a mais de três vezes a população da cidade mineira. Moradores das cidades vizinhas também foram convidados para acompanharem o revezamento, que terá a apresentação de grupos folclóricos, shows de bandas locais, festival de food truck e feiras de artesanato ao longo do dia, que terminará com a apresentação da banda Venosa, às 21h30, no Teatro Municipal.
Nesta quinta-feira, dia 5, durante a realização de um encontro com a imprensa, alguns condutores tiveram o prazer de conhecer a tocha Olímpica. O evento teve a participação dos condutores Victor José Teixeira, praticante de judô indicado pela patrocinadora Coca-Cola; Edicarlos Machado Siqueira, professor de educação física convidado pelo patrocinador Bradesco; e Luciano Bezerra Dantas, atleta paralímpico de halterofilismo indicado pela prefeitura. Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia, e Rosângela Paniago, coordenadora da Força Tarefa e secretaria de Governo, também estiveram presentes.
· “Sempre admirei os Jogos Olímpicos e a melhor parte era o Revezamento da Tocha Olímpica. Mal consigo dormir de tanta ansiedade em fazer parte do revezamento em Uberlândia”. Victor José Teixeira tem 15 anos e pratica judô há cinco meses. Antes, era um jovem muito tímido e com dificuldades de concentração nos estudos. Graças ao esporte, o faixa azul melhorou sua dedicação ao colégio e sua capacidade de socialização.
· “Desde que fui selecionado, tenho me preparado para conduzir a tocha Olímpica. Quanto mais perto está do dia, mais meu coração bate forte por este momento. E brinco com a minha namorada ao dizer que estou mais apaixonado pela tocha que por ela”. Edicarlos Machado Siqueira vive em prol do esporte. O professor de educação física utiliza as atividades esportivas como ferramenta de transformação social. Ele ensina basquete para crianças carentes e organiza gincanas para arrecadar alimentos.
· “Muitas pessoas se surpreendem com o peso que consigo levantar. Levantei 150kg em minha última competição, mas erguer a tocha por 200m será um desafio muito maior”. Luciano Bezerra Dantas, também conhecido como “Montanha”, é atleta medalhista de halterofilismo paralímpico, medalhista dos jogos parapanamericanos, campeão do mundial de anões e destaque mundial em campanhas de inclusão promovidas pelo Comitê Rio 16.
· “Iremos garantir para toda a população de Uberlândia o evento mais importante já realizado nessa cidade. O Comitê Rio 2016 não irá se arrepender por nos escolher como cidade integrante do Revezamento da Tocha Olímpica”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.
A TOCHA EM UBERLÂNDIA
Rota: 16 km de percurso
Início do revezamento: 17h20, na Arena Sabiazinho, no Parque do Sabiá.
Cerca de 60 condutores em Uberlândia
Cerimônia de celebração: Teatro Municipal, a partir das 20h45, com a apresentação da banda Venosa às 21h30.
A TOCHA NO BRASIL
- Mais de 300 cidades recebem o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, envolvendo 90% da população brasileira em todos os 26 estados além do Distrito Federal.
- 12.000 condutores, escolhidos por meio de campanhas públicas ou nomeações diretas (do Rio 2016 e dos patrocinadores oficiais - Coca-Cola, Nissan e Bradesco).
. São 95 dias circulando pelo Brasil, desde a saída em 3 de maio, em Brasília. A chegada ao Rio de Janeiro será em 4 de agosto. No dia seguinte, as ruas da cidade olímpica serão palco do Revezamento até a chegada ao Estádio do Maracanã, quando o último condutor acenderá a pira Olímpica na Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
. Serão percorridos 20 mil quilômetros por estradas e 10 mil milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande. Essa distância é mais da metade de uma volta ao redor da Terra pela linha do Equador (40.075km).
. Alguns lugares icônicos receberão a Tocha, como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, as Ruínas de São Miguel das Missões, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, entre outros;
. O objetivo do Revezamento é levar os Jogos Olímpicos Rio 2016 para todo o país. O Revezamento da Tocha no Brasil quer mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.
Sobre a Coca-Cola nos Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é parceira do Revezamento da Tocha Olímpica desde Barcelona 1992. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um Revezamento, incluindo as edições de Verão e de Inverno. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
Sobre a Nissan no Brasil
A Nissan está no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todo o País. Produzindo em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, a Nissan investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu próprio Complexo Industrial, em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em 15 de abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros – atualmente, o Nissan New March e o Nissan Novo Versa - e 200.000 motores por ano.
A Nissan do Brasil também é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 5.000 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Time Brasil.
Sobre o Bradesco Esportes
O Bradesco é tradicional apoiador do esporte brasileiro e, consequentemente, se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, nas categorias serviços financeiros e seguros; do Time Brasil e do Revezamento da Tocha Olímpica. O Banco apoia a realização dos Jogos Rio 2016 desde que a idade maravilhosa se candidatou para sediar a competição, ainda em 2008. O Bradescopatrocina também seis confederações nacionais: judô, basquete, esportes aquáticos, rugby, vela e remo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.