Câmara de Uberlândia pode alterar Feriado Imemorial da Piedade Popular
Postado por: CCD Centro de Comunicação Diocesanoem: 6 de maio de 2016categoria(s): Diocese de Uberlândia, Em DestaqueNenhum comentário
Segundo dados do G1, Triângulo Mineiro, a Câmara de Vereadores de Uberlândia poderá alterar, conforme proposta do vereador do PSDB, David Thomaz, um dos Feriados mais queridos da Fé Católica e da Piedade Popular: o Corpus Chirsti.
![vereador-david-thomaz](http://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/2016/05/vereador-david-thomaz.jpg)
A Festa do Corpus Christi, que une diversas expressões da Povo Simples, como as Irmandades dos Negros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, surgiu no séc. XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
O Corpus Christi é uma Festa Universal. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
Desconhecendo essa profunda unidade da Fé Católica no seio da Comunidade Negra, inclusive, dos Congados com expressão singular no Triângulo Mineiro, sobretudo na cidade de Uberlândia, o vereador do PSDB, David Thomaz, propôs que esta Festa do Povo e para o Povo que anualmente sai às ruas proclamando publicamente sua Fé e sua Esperança seja tornado facultativo, o que dificultaria enormemente a preparação e participação dos Fiéis nas Celebrações da Solenidade de Corpus Christi.
![congado](http://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/2016/05/congado.jpg)
Ao tomarmos conhecimento da votação ocorrida na manhã de hoje, 05, com aprovação de 12 votos favoráveis e seis abstenções, os nossos corações se encheram de pesar e espanto.
A nossa tristeza se soma ao fato de que esta Procissão é a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.
Desde então, começaram assim as grandes procissões eucarísticas, as adorações solenes, a Bênção com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia.
![foto_corpus_christi_10](http://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/2016/05/foto_corpus_christi_10.jpg)
O zelo pelo augusto sacramento eucarístico faz parte da história dos cristãos. Desde a sua origem, os católicos procuraram render glórias ao Criador por meio do culto à Eucaristia, chegando, em alguns casos, até mesmo às vias do martírio. ” Sine eucharistia non possumus” –sem a eucaristia, não podemos viver.
Em sua encíclica sobre a Eucaristia, São João Paulo II assim se expressou:
“Dando à Eucaristia todo o realce que merece e procurando com todo o cuidado não atenuar nenhuma das suas dimensões ou exigências, damos provas de estar verdadeiramente conscientes da grandeza deste dom. A isto nos convida uma tradição ininterrupta desde os primeiros séculos, que mostra a comunidade cristã vigilante na defesa deste « tesouro ». Movida pelo amor, a Igreja preocupa-se em transmitir às sucessivas gerações cristãs a fé e a doutrina sobre o mistério eucarístico, sem perder qualquer fragmento”. (n. 61. ECCLESIA DE EUCHARISTIA).
![sacramento](http://www.elodafe.com.br/wp-content/uploads/2016/05/sacramento.jpg)
Fazemos votos de que nossos nobres representantes da “casa do povo”, sobretudo os ditos cristãos católicos, levem em consideração os mais de 330.564 fiéis católicos presentes só nesta cidade-sede de nossa amada Diocese e que trabalham e lutam para que ela seja cada vez mais próspera e um lugar digno para se viver.
________________________
Pe. Claudemar Silva
Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia-MG.
Assessor de Comunicação da Diocese de Uberlândia-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.