terça-feira, 3 de maio de 2016

Revezamento da Tocha Olímpica tem mais de 700 voluntários inscritos

Revezamento da Tocha Olímpica tem mais de 700 voluntários inscritos

Aproximadamente 220 dos 752 voluntários inscritos para o revezamento da tocha olímpica participaram da reunião de orientação na tarde deste sábado (30), no auditório do Centro Administrativo Municipal. Na ocasião foram apresentados vídeos sobre as olimpíadas, informações sobre como as atribuições de cada voluntário são necessárias para cada etapa do revezamento, marcado para dia 7 de maio.

Divididos em sete setores, cada equipe ficará responsável pela dispersão da via, garantir o cumprimento das regras e acompanhar a movimentação dos gurpos organizadores e condutores. Cada voluntário ganhará um kit contendo camiseta, squeeze (garrafa reutilizável de água) e um certificado emitido pelo Comitê Olímpico Internacional.

“Uberlãndia receberá a passagem da tocha e três delegações olímpicas. Tudo isso gera economia local, mantém empregos. Logo, o trabalho do voluntário é especial e por isso agradecemos pelos inscritos disporem do seu tempo para colaborar com Uberlândia, o Brasil e o Mundo”, destacou a secretária municial de Governo, Rosângela Paniago.

Ao ver a possibilidade de realizar o sonho de ver a tocha olímpica, a auxiliar de serviços gerais, Tânia Maria de Fátia Silva, se inscreveu assim que soube da oportunidade. “É uma emoção muito grande ver a tocha que veio lá da Grécia e participar desse momento junto de tantos jovens”, disse Tânia que gosta de assistir a competições de lançamento de dardo e maratona.

O professor Pedro Henrique Batista dos Santos sempre foi ligado ao esporte e à cultura. Agora, aos 25 anos, poderá participar de um momento inédito. “Sempre dancei, competi, pratiquei ginástica olímpica. A tocha em Uberlândia faz parte de um capítulo da história”, afirmou.

Além da reunião deste sábado, os inscirtos receberão as orientações via e-mail com esclarecimentos sobre o setor de trabalho, nome do coordenador de equipe e atribuições para o dia. Os kits de voluntários devem ser retirados no dia do evento junto ao coordenador de setor. Quanto aos certificados, eles estarão disponíveis a partir do dia 9 de maio, das 9h às 17h, na Superintendência da Juventude (avenida João Pinheiro, 1.417, bairro Aparecida).

Apresentações de Congado e Capoeira

Como forma de preparação para a passagem da tocha olímpica, a Prefeitura de Uberlândia em parceria com a Coca Cola tem mobilizado a cidade para prestigiar o revezamento no próximo sábado. Na noite de sexta-feira (29), a réplica do fogo olímpico esteve no bairro São Jorge junto a dois ternos de congado e um grupo de capoeira que farão apresentações culturais no dia do revezamento.

Fundador e primeiro capitão do terno Moçambique Quilombo dos Palmares, Daniel Araújo, afirmou que o congado vai representar a cultura de Uberlândia. “Ficaremos no Teatro Municipal. Estamos fazendo versos que possamos cantar e traremos o batido original do Moçambique, proveniente das antiguidades”

Pelo terno Congo Verde e Branco, o fundador e primeiro capitão Silvio Donizete Rodrigues disse que só terá parte do efetivo do grupo no dia. “Vamos levar cerca de 40 congadeiros e apresentaremos a batida de nossos instrumentos. Congadeiro que é congadeiro não fica sem cantar”, disse.

            Ao lado da cultura do Congado, o grupo Abadá Capoeira vai mostrar um show com a dança típica brasileira e também do maculelê, que é um formato de dança que foi incorporada à capoeira. “Nos sentimos honrados por participarmos do maior evento esportivo do planeta. É algo que será raro de acontecer novamente no Brasil”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.