sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Encontros promovem a cultura em escolas da zona rural

Encontros promovem a cultura em escolas da zona rural

Três escolas municipais da zona rural recebem neste mês Encontros Culturais promovidos pela Secretaria de Educação como atividades do Programa Mais Educação. A primeira delas foi a escola José Marra da Fonseca, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos. Nesta sexta-feira (14), os 140 alunos da unidade, juntamente com estudantes das escolas Antonino Martins da Silva (Distrito de Martinésia) e Sobradinho (Fazenda Sobradinho), assistiram e participaram de atividades culturais, artísticas e esportivas durante todo o dia. As escolas Professora Maria Regina Arantes Lemes (Fazenda São José) e Freitas Azevedo (Morada Nova) serão as próximas a receber as atividades respectivamente nos dias 21 e 28.
            Na Escola José Marra o Mais Educação conta com atividades de artesanato, jogo de xadrez, horta e apoio pedagógico. Na abertura do Encontro Cultural uma apresentação de dança com os próprios alunos despertou o interesse de todos. Em seguida, houve várias intervenções artísticas e apresentação de capoeira. O evento foi aberto também à comunidade que conferiu exposições de artesanatos e oficinas literárias e pode adquirir quitutes tradicionais como roscas, pães de queijo e broas, além de artesanatos como tapetes e imãs para geladeira.
O Encontro serviu ainda como espaço para os moradores de Cruzeiro dos Peixotos exporem seus talentos. A jornalista e geógrafa Dolores Mendes fez o lançamento do livro “Ribanceira”, uma coletânea de 47 crônicas e poemas beneficiada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), da Secretaria de Cultura. O fotógrafo Manoel Serafim despertou o interesse do público com 20 fotos que retratam os cenários e a vida no campo. Outra atividade que arrancou aplausos foi a apresentação da Orquestra de Violeiros, quando os músicos apresentaram um repertório de canções extraídas das violas.
“O Mais Educação representa a transformação dos alunos na medida em que eles têm a oportunidade de exercerem a cidadania e terem contato com culturas até então desconhecidas”, disse o diretor da Escola José Marra, Matheus Knychala Biasi.
O Mais Educação é um programa do Ministério da Educação lançado em 2008 com a proposta de ampliar a jornada escolar e modernizar os currículos escolares. Em Uberlândia, o programa foi dinamizado em 2013 e as escolas participantes podem trabalhar atividades de acordo com seu projeto educativo. Podem ser promovidos acompanhamentos pedagógicos e ações nas áreas de meio ambiente, esporte, lazer e direitos em educação, além de cultura, artes, cultura digital, saúde, comunicação e mídias. Para o desenvolvimento dos trabalhos, o Governo Federal repassa recursos para manter monitores e para materiais de consumo e de apoio, além de instrumentos musicais e rádio escolar.

Próximas escolas rurais a receberem o Encontro Cultural do Programa Mais Educação:

Escola Professora Maria Regina Arantes Lemes
Local: Fazenda São José, Km 26, BR 497
Quando: 21 de novembro – Das 8h30 às 15h30
Atividades: Exposição de trabalhos e fotos, teatro, roda de conversa literária, capoeira, bate-papo poético, lançamento de livros, jogos de xadrez e apresentações de pagode

Escola Freitas Azevedo
Local: Avenida Aldo Borges Leão, 2.309, Morada Nova
Quando: 28 de novembro – Das 8h30 às 15h30
Atividades: Exposições, mostra e oficinas de artesanato, danças, capoeira, apresentações circenses, bate-papo poético, roda de conversa literária, lançamento de livro, jogos de xadrez e apresentação da Companhia de Dança Expressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.