quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Esporte e cultura ganham destaque no Desfile da Independência

Especial 7 de Setembro

Esporte e cultura ganham destaque no Desfile da Independência

            Presentes no dia a dia de muitos uberlandenses, as atividades culturais e esportivas ganham cada vez mais adeptos e terão destaque no Desfile da Independência este ano em Uberlândia. No domingo (7), o ato cívico-militar terá demonstrações destes dois segmentos com uma eclética lista de entidades e grupos participantes. Entre as várias modalidades, o público poderá admirar apresentações circenses e musicais e de esportes como canoagem, futebol, mountain bike, ginástica, entre outras. O palco do desfile organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria de Governo, será a avenida Floriano Peixoto, entre a rua entre a rua Coronel Antônio Alves Pereira e a praça Rui Barbosa.
            Com um eclético perfil cultural, a Secretária Municipal de Cultura (SMC) e parceiros alegrarão com cores e magia. O Instituto Circo da Vida entrará na avenida com mais de 90 crianças. Elas demonstrarão suas habilidades desenvolvidas como forma de elevar a autoestima, melhorar a autonomia e a ampliar a cidadania. Já o Mundo Circo chegará com acrobacias, malabarismos e equilibrismos que são oferecidos pela instituição a profissionais da área e a quem deseja praticar o circo como atividade de lazer e arte. Ainda no campo circense, o projeto “Circo, Saúde e Movimento” inovará com ciclismo-acrobático.
            A animação cultural ainda terá o som do grupo Manos do Hip-Hop, o gingado do Abadá Capoeira e a alegria do Periferarte. Os integrantes das escolas de samba Tabajara, atual campeã do carnaval de Uberlândia, e Unidos do Chatão, terceira colocada, mostrarão muito brilho, cores e samba no pé.
            Pela primeira vez, o Desfile terá uma participação maciça também de movimentos sociais. No caso do Grupo Shama – Associação Homossexual de Ajuda Mútua, receber o convite para estar no evento foi motivo de espanto. “Não esperávamos esta honra. Nunca tivemos a chance de participar e estamos muito empolgados em desfilar junto a outros movimentos”, disse o presidente do Shama, Marcos Andre Martins. Segundo ele, a participação será com cerca de 20 pessoas.
            Participarão ainda no bloco cultural a Ação Moradia, Serviço Social do Comércio (Sesc), Movimento Jovem Cristão, Pelotão de Mulheres Negra e Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Uma edição da Feira Gastronômica será também montada na praça Tubal Vilela e o público terá a oportunidade de saborear guloseimas do Brasil e do mundo.

Esporte tem espaço garantido

            Centenas de crianças representarão a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Os pequenos atletas demonstrarão modalidades oferecidas nos projetos da Futel no Parque do Sabiá e nos poliesportivos, como judô, futebol, vôlei, futsal feminino e ginástica artística.
            Uma novidade será a participação do grupo Kaiakar que desfilará pela primeira vez e utilizará quinze carros, todos com caiaques fixados na parte superior. A intenção dos organizadores é incentivar o caiaquismo e a canoagem. “Queremos que mais pessoas percebam que são esportes que requerem poucos investimentos, mas oferecem grandes benefícios”, disse o representante do Kaiakar, Beto Gussoni. Segundo ele, o grupo sempre realiza trabalhos voluntários junto a crianças, idosos e pessoas com deficiências físicas para incentivar o lazer e os esportes.
            A equipe do Uberlândia Lobos, de futebol americano, desfilará com 70 participantes, divididos em categorias de base e adulta. “Simularemos jogadas em plena avenida e queremos levantar o público com nossa empolgação”, disse o presidente do time, Jeovanir Tickim. Segundo ele, os participantes têm entre 13 e 35 anos de idade e estarão vestidos a caráter.
            O bloco esportivo será ainda composto pelo STT Clube e Clube do Fusca, Grupo Alcatéia de Motos, Jeep Clube de Uberlândia e o Grupo de Trilheiros, que são praticantes do mountain bike que irão encerrar o desfile.

Serviço:
Comemorações e desfile cívico-militar do Sete de Setembro em Uberlândia, Dia da Independência
Quando: Domingo (7)
Local: Avenida Floriano Peixoto, entre a rua Coronel Antônio Alves Pereira e a praça Rui Barbosa
Horário: A partir das 8h

Programação:
8h – Abertura com hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Uberlândia
8h15 – Revista da Tropa
8h30 – Início dos desfiles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.