quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dia Nacional do Cerrado será comemorado no Parque Siquierolli

Dia Nacional do Cerrado será comemorado no Parque Siquierolli

Com o objetivo de preparar crianças e adolescentes para a preservação e proteção do Cerrado brasileiro, o Dia Nacional do Cerrado será comemorado nesta quinta-feira (11) no Parque Municipal Victório Siquierolli, a partir das 8h. A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Cultura, receberão 50 alunos da Emei Maria Pacheco Rezende, e 65 alunos da Escola Estadual do Bairro Cruzeiro do Sul.
Os trabalhos serão diferenciados para cada faixa etária, onde as crianças de até 5 anos farão atividades direcionadas para o lúdico, como a chamada “Casinha da Abelha”. Já os adolescentes assistirão a um documentário sobre o Cerrado e alguns alunos participarão da oficina de mandalas, onde serão utilizados materiais colhidos na natureza, como as sementes do cerrado. A oficina é uma parceria com a Secretaria de Cultura que será ministrada pela professora Regina Célia Mendes.
Para Arlete Ohhira, diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Dia Nacional do Cerrado é uma oportunidade de conscientizar as crianças e jovens sobre a importância da preservação do cerrado. “As escolas terão oportunidade de conhecerem melhor sobre a biodiversidade que o Cerrado oferece e como ele é importante para o meio ambiente”, diz Arlete, citando que o Cerrado é considerado a Caixa d’água do Brasil. “Após os alunos assistirem o documentário sobre a importância do Cerrado e como está a degradação, teremos um momento de discussão, lembrando que o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Ele é o celeiro de grãos, então existe uma preocupação muito grande direcionada para esse bioma porque hoje é considerado importante do ponto de vista da produtividade agrícola e pecuária, e tem sido muito degradado em função disso”.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Teresa Cristina
Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.