quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dmae cria força tarefa para combater desperdício e falta de água

Dmae cria força tarefa para combater desperdício e falta de água

Uma força tarefa para combater o desperdício de água e administrar a distribuição do recurso em toda Uberlândia foi criada na manhã desta quinta-feira (18) pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A medida tem como objetivo principal manter a água chegando a todos os bairros da cidade, mesmo que com pressões baixas, por meio do monitoramento do uso abusivo de água pelos setores usuários e pelo controle em tempo integral da distribuição de água pelos centros de reservação do Dmae. Hoje, o Sistema Sucupira, o que mais tem sofrido com a seca prolongada, está produzindo em média 1.100 l/s de água ao dia, enquanto nas estiagens dos anos anteriores, a produção média era de 1.300 l/s.
“Não podemos aumentar essa produção e, por isso, precisamos do empenho de todos os usuários para reduzirem o seu consumo”, frisou o diretor geral do Dmae, Orlando Resende, criador da força tarefa. “Com os investimentos que fizemos no ano passado, na aquisição de motores elétricos e outros equipamentos para expandir o abastecimento, podemos levar água a todos os bairros, sem prejudicar os usos prioritários da população, mas é preciso que todos se conscientizem que nunca sofremos uma estiagem como essa, e precisamos poupar nas regiões mais baixas para que não falte água nas regiões mais altas da cidade”.
Integram a força tarefa todas as diretorias do Dmae e também representantes das secretarias municipais que fazem uso intensivo de água em suas atividades, caso da Futel e das pastas de Serviços Urbanos e Educação.  A proposta é que o poder municipal atue em sintonia nesse momento em que a estiagem prolongada chega ao ápice neste mês de setembro. “Estamos, diariamente, nas escolas pedindo a contribuição dos estudantes, mas agora envolveremos também as entidades do setor para que nos ajudem em nosso trabalho”, salientou o gerente de Educação Ambiental, Leocádio Pereira.
Lideranças das entidades de classe que congregam os setores da indústria e do comércio também estão sendo mobilizadas pelo Dmae a fim de orientarem os segmentos a economizarem água. A ACE, empresa que atua na administração de condomínios, em Uberlândia, já está realizando campanha em parceria com o Dmae, por meio de mensagens eletrônicas e folders. Cerca de 1000 apartamentos já foram sensibilizados pela administradora.
Uma das primeiras ações adotadas pela força tarefa, comandada pelo diretor técnico Fernando Guimarães, foi ampliar de quatro para seis o número de agentes que estão fiscalizando o desperdício de água pela cidade. Desde junho, os moradores têm ligado no teleatendimento do Dmae (0800-940-7272) para denunciar a lavagem de ruas e passeios por imóveis residenciais e empresas. Até agora, 351 denúncias estão sendo verificadas.
“Os imóveis que não estão atendendo ao nosso apelo de evitar gastos desnecessários nesse período vão receber a nossa visita. Queremos, primeiramente, orientá-los, mas se for necessário, estamos verificando a possibilidade de adoção de penalidades”, disse o coordenador do grupo, Fernando Guimarães. Nesta sexta, às 7h30, o grupo se reunirá para avaliar as condições das represas que recebem água do rio Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim e a situação do abastecimento das diversas regiões de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.