BOLSISTAS APRESENTAM PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA EM MINAS GERAIS
(Belo Horizonte – 3.9.2014) – O 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais encerrado nesta quarta-feira, 3 de setembro, destacou o resultado de trabalhos científicos voltados para o agronegócio, em diversas regiões de Minas Gerais. Os projetos foram realizados por bolsistas de graduação sob orientação de pesquisadores da EPAMIG.
No total foram apresentados 93 trabalhos, abordando temas variados como produção de leite e queijos, grãos, cafeicultura, fruticultura, olericultura e plantas medicinais. Desses 12 projetos foram selecionados para a exposição oral. A graduanda em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João del-Rei, Monique Tiemi Kazume, falou sobre a cultura do ora-pro-nobis. “O projeto surgiu da necessidade de incentivar a produção e cultivo de hortaliças não convencionais. Nosso objetivo é resgatar essa produção e ampliar os estudos para auxiliar os produtores regionais, já que ao longo do tempo, devido às mudanças de comportamento alimentar essas hortaliças perderam seu valor social e econômico”. Monique desenvolveu o projeto na Unidade Regional EPAMIG Centro-Oeste, em Prudente de Morais. “Participo pela primeira vez do seminário da Epamig e foi uma grande experiência”, disse.
Participando pela segunda vez do Seminário, a bolsista Annanda Mendes da EPAMIG Norte de Minas abordou a seleção de sementes sintéticas para o cultivo de banana maçã e prata-anã. “A iniciação científica agregou muito à minha formação e auxiliou na definição de novas metas”, afirmou Annanda, que recentemente iniciou o mestrado em Biotecnologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras.
O Seminário de Iniciação Científica teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é intensificar o contato dos estudantes da graduação com a pesquisa científica. “Os trabalhos apresentados aqui qualificam esses jovens para novos desafios acadêmicos e profissionais. Os temas, por sua qualidade e relevância, podem facilmente ser abordados em congressos internacionais”, avaliou o chefe de pesquisas da EPAMIG Sul de Minas, Rogério Silva.
A abertura do evento, no dia 2 de setembro, contou com a participação do ex. pesquisador da EPAMIG e assessor técnico do Polo de Excelência do Leite, Alberto Duque Portugal, que apresentou a palestra “Inteligência Estratégica e Inovação”; do diretor Técnico da EPAMIG, Plínio César Soares; e da professora Elza Fernandes, representante da Fapemig. Os resumos expandidos dos trabalhos estarão disponíveis para consulta no site da EPAMIG – www.epamig.br, após o término do período eleitoral.
Créditos fotos: Erasmo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.