sábado, 25 de novembro de 2017

5 mil peixes foram soltos hoje no rio Tijuco

5 mil peixes foram soltos hoje no rio Tijuco
Esta é a segunda etapa da ação da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos

 
Foto: Divulgação
O rio Tijuco ganhou milhares de novos habitantes na tarde desta quinta-feira (23). A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos realizou a segunda etapa do projeto que visa soltar 12 mil peixes na bacia hidrográfica da região. Nesta fase do trabalho, 5 mil exemplares foram liberados no rio.

A soltura aconteceu próximo ao limite dos municípios de Uberlândia e Prata. A ação desta tarde foi acompanhada atentamente por alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Conjunto Santa Luzia, que aprenderam de uma forma divertida e atrativa sobre a necessidade de zelar do meio ambiente. As crianças participaram ativamente durante todo o processo, inclusive ajudando a colocar os animais na água.

 
Foto: Divulgação

De acordo com a secretária Walkíria Naves, o convite aos estudantes faz parte do viés do projeto, que é, sobretudo, de conscientização. “É uma iniciativa com caráter educativo. Queremos mobilizar a sociedade para que cada um possa fazer a sua parte para contribuir com o meio ambiente. A Prefeitura está fazendo a parte dela, devolvendo aquilo que tiraram da natureza”, ressaltou.

Além de mostrar a importância de cuidar da natureza, o ‘peixamento’, como é conhecida popularmente a ação, proporciona uma série de ganhos à biodiversidade aquática da região.

Projeto planejado

Os animais libertos começaram a ser cultivados em fevereiro deste ano nas dependências do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), já com o objetivo de integrar a naturezae de aumentar a população da espécie nativa pacu-caranha (Piractus mesopotamicus), que apresentou considerável queda em seus exemplares nos últimos anos.

Em dezembro, o trabalho será concluído no rio Araguari, para a libertação do restante dos peixes. A intenção da administração municipal é de que o projeto seja ampliado para o próximo ano, incluindo outras espécies nativas.


23/11/2017
Renato Faria




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.