quarta-feira, 6 de julho de 2016

Hospital Municipal passa a emitir registro de nascimento gratuito para bebês nascidos no local

Hospital Municipal passa a emitir registro de nascimento gratuito para bebês nascidos no local

Uberlândia é a segunda cidade do estado de Minas Gerais a ter uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento (UI), responsável pela emissão gratuita e imediata de certidões de nascimento dentro de hospitais maternidades. A UI foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (01), no Hospital Municipal de Uberlândia, e é uma parceria entre a Prefeitura, o Cartório local, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público e Governo do Estado.
O serviço vale para os nascimentos ocorridos no Hospital Municipal, que tem, em média, 260 partos realizados por mês. Além da emissão na hora do registro de nascimento, o serviço inclui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). “É uma vantagem para a mãe, o pai, que ganham tempo fazendo tudo aqui, no dia que a criança nasce”, disse o diretor geral do Hospital Municipal, Antônio Costa.
O vigilante Maicon Wender foi o primeiro a usar o serviço do cartório no hospital. “Muito mais prático e facilita demais a vida da gente. Minha filha Mariana nasceu no dia 28 [de junho] e voltei aqui para emitir o documento, sem custo algum”.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Os nascimentos ocorridos no Hospital Municipal fora desse horário ou nos fins de semana também dão direito ao registro de nascimento gratuito, que pode ser feito posteriormente. “Instalamos uma base do cartório no hospital, fica um funcionário disponível e tudo aqui é interligado com o cartório. Queremos facilitar o processo, que tem mais um ganho com a inclusão do CPF no registro”, disse a chefe de cartório, Tassia Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.