quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UAIs recebem aparelhos de esterilização

UAIs recebem aparelhos de esterilização

A Prefeitura Municipal entregou dois importantes equipamentos à saúde de Uberlândia nesta quinta-feira (18). Duas autoclaves já começaram a funcionar nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins e Luizote de Freitas. Com os aparelhos novos, a esterilização de todos os instrumentais e materiais termorresistentes utilizados em pequenas cirurgias, nos setores clínicos pediátricos e de traumatologia passam a ser feitos dentro das unidades.
O processo de esterilização promove a eliminação de resíduos e micro-organismos e reduz as chances de infecções hospitalares por objetos contaminados. As UAIs Planalto, Tibery e Roosevelt também irão receber as autoclaves nos próximos dias. Os aparelhos chegaram a Uberlândia por meio de uma parceria com o Governo de Minas e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Antes, os instrumentos eram levados para esterilização no Hospital Municipal. “Com esses novos equipamentos vamos melhorar os fluxo dando mais agilidade aos trabalhos nas unidades e, com isso, gerando economia aos cofres do município”, disse o prefeito Gilmar Machado.
As estruturas físicas das unidades foram adaptadas para instalação das autoclaves e a equipe capacitada para realizar os procedimentos de esterilização, tendo cada unidade um enfermeiro de referência para os procedimentos seguros. A autoclave é dotada de recipiente hermeticamente fechado, no qual se aquece o líquido, obtendo altas temperaturas. É utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão.

Controle

A Coordenação Municipal do Controle de Infecção (COMCI) é responsável por promover a segurança dos procedimentos médicos e hospitalares nas unidades de saúde, com ações de prevenção às infecções relacionadas a assistência. Rotinas no dia a dia com a higienização dos ambientes, atenção a procedimentos evasivos como uso de sondas, atenção à desinfecção com produtos químicos e comunicação afetiva com os pacientes são fatores que promovem a qualidade da assistência e eficácia terapêutica do tratamento. “Somos uma das poucas cidades no país a contar com esse tipo de trabalho que foi criado e implementado neste ano. A cada dia avançamos mais nos processos e na qualidade de atendimento”, afirmou Almir Fontes.
Dario dos Passos, presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fundasus) disse que os equipamentos representam um ganho também aos trabalhadores. “Estamos dando melhores condições de trabalho às equipes de saúde. Com os equipamentos teremos possibilidade de melhor manuseio dos instrumentários e vamos ganhar tempo nos processos”.


Jorge Alexandre Araújo
Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.