Uberlândia ganha assento no Conselho Nacional de Cultura
Pela primeira vez, Uberlândia terá um representante no Conselho Nacional de Cultura (CNPC). A Associação Brasileira de Municípios (ABM) indicou o secretário municipal de Cultura, Gilberto Neves, a ocupar a cadeira inédita destinada no CNPC. O secretário toma posse em setembro deste ano e permanecerá no mandato durante dois anos.
Gilberto acredita que a indicação do nome dele para representar o governo em âmbito nacional é devido ao reconhecimento do trabalho desempenhado na cultura pela Administração municipal. E ainda, pela importância da cidade como polo estratégico para contribuir com a discussão da cultura e reconhecimento dos avanços no Sistema Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura. “Além de representar a ABM, por ser de Uberlândia, pretendo conseguir abrir contatos para viabilização de projetos e recursos, além de articulações culturais que vão beneficiar o município”, ressaltou.
O CNPC tem como função intermediar o diálogo entre governantes e a sociedade civil organizada, no que diz respeito à política cultural e as necessidades da classe. Para isso, o conselho propõe a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.
Conselho Estadual de Cultura
Nesta sexta-feira (18), conselheiros do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) e representante da Câmara Regional Consultiva (CRC), composta pelos delegados que representaram Minas Gerais na Conferência Nacional de Cultura de 2013, se reunirão em Belo Horizonte para discutir o Plano Estadual de Cultura. Uberlândia tem três representantes na CRC. No encontro será feita a apresentação da primeira redação para implantação do plano.
O documento norteia as políticas públicas culturais para os próximos 10 anos, com o intuito de contribuir para o planejamento e fortalecer a democracia participativa. Elaborado com participação e validação da sociedade civil, tem como prioridades a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade de expressões e manifestações culturais do Estado.
Paula Maia
Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.