quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura vai pagar piso salarial dos agentes comunitários de saúde


Prefeitura vai pagar piso salarial dos agentes comunitários de saúde

Capaz de solucionar 80% dos problemas de saúde, a atenção básica é um dos setores que mais recebe investimentos da Prefeitura de Uberlândia. Além da construção de novas unidades e a reforma de outras já existentes, a Administração muinicipal tem se preocupado com a valorização profissional. Prova disso foi o anúncio do pagamento a partir do mês de agosto do piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS), que será de R$ 1.014,00. O projeto de lei que garante o piso será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação em agosto.
Há mais de sete anos a categoria reivindica o piso e, nesta quarta-feira (23), o prefeito Gilmar Machado garantiu que se antecipará à lei federal que regulamenta o benefício e fará de Uberlândia pioneira na adoção da medida. “Somos um dos quatro municipios de Minas Gerais que mais investiram em saúde. Estamos iniciando um processo. Quando o decreto federal passar a valer, os ajustes necessários dos demais benefícios serão implementados”, disse o prefeito.
Vera Maria de Oliveira é agente desde 2005 e também atua como conselheira distrital de saúde. Para ela, a conquista do piso é um reconhecimento histórico de luta. “Há sete anos reivindicamos esse benefício. Confiamos no nosso prefeito que se adiantou às decisões nacionais para efetivar nosso piso. Sabemos da realidade do nosso município e da importância de nosso serviço com a população”, comentou.
Os agentes comunitários são responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. Dentro das suas atribuições eles devem ir às casas, reconhecer a realidade das pessoas, orientar para uma alimentação saudável, verificar se o paciente controla os problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, se as crianças estão em dia com a vacinação e se as gestantes fazem acompanhamento na unidade de saúde mais próxima.
Ao somar os quadros da Fundasus, Missão Sal da Terra e Fundação Maçônica Manoel dos Santos, a rede municipal contabiliza 358 agentes comunitários de saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Almir Fontes, investir na atenção primária é ir além da aquisição de equipamentos. “O agente comunitário está na ponta do sistema, na casa do cidadão. Ele tem papel fundamental para que melhoremos a saúde da população como um todo. Nossa gestão se empenha em valorizar o profissional”, afirmou referindo-se ao piso salarial e à bonificação de R$ 850 que será paga pelos trabalhos no programa “Mães de Minas”.
No ano passado, 278 agentes colaboraram para que Uberlândia atingisse a meta no cadastro e acompanhamento de grávidas para o “Mães de Minas”. O programa estadual visa a divulgar boas práticas e orientar gestantes para o autocuidado. Como o município atingiu os critérios e metas, o Estado encaminhou valores para que a Administração municipal pudesse repassar um percentual aos agentes e a outra parte destinada à compra de equipamentos.
           
Fillipe Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.