terça-feira, 22 de julho de 2014

Cultura em Movimento leva arte ao Parque do Sabiá


Cultura em Movimento leva arte ao Parque do Sabiá

            No dia 26 de julho, acontece no Parque do Sabiá o evento Cultura em Movimento, que levará cinema, literatura, música e muito cultura aos freqüentadores do parque. O projeto Cultura em Movimento é realizado pela Viva Marketing em parceria com o Tribanco e a Prefeitura de Uberlândia e promoverá gratuitamente e com exclusividade à população de Uberlândia e região, atividades que contextualizam arte e o conhecimento.
Em sua primeira edição, o projeto pretende valorizar artistas locais e fomentar a cultura, prestigiando os produtores de Uberlândia numa tarde de cultura e ao mesmo tempo aproximar o público da linguagem artística, num ambiente agradável e interativo.
 A programação vai das 14h às 21h e foi dividida em quatro momentos: contação de histórias para crianças, espaço literário, palestra com a jornalista Leila Ferreira e exibição de curtas-metragens.

Destaques

Num espaço lúdico, a literatura infantil será incentivada. Crianças poderão participar da contação de histórias e assistir peças de grupo de teatro local que desenvolve trabalhos para o universo infantil. A convidada para participar desse momento é a Vovó Caximbó, personagem interpretada pela atriz Maria Inês Mendonça. Vovó Caximbó utiliza a memória em suas performances e revela ter várias histórias para divertir, assombrar, despertar emoções e fazer as crianças sorrirem e sentirem medo.
No Espaço da Literatura, haverá a exposição de livros de autores locais, além de palestra sobre “A arte de ser leve”, que será ministrada pela escritora e jornalista Leila Ferreira.
A exibição dos curtas será de forma especial. A céu aberto, o espaço cinema será estruturado no gramado, com telão, esteiras e almofadões para as pessoas se acomodarem. São oito curtas-metragens, com duração máxima de 35 minutos, todos de autores de Uberlândia e região.
Renato Cabral exibirá três curtas: “A Vida que Você Escolhe”, “Raízes e Azas” e “Antes que os pés toquem o céu”. Os 25 anos de carreira do Só Pra Contrariar (SPC), uma das maiores bandas de pagode do Brasil, filhos de Uberlândia, serão contados no documentário “O samba não tem fronteiras”, produzido pela Close Comunicação.
O produtor Guilherme Lopes também levará duas animações, sendo Epifania e Projeto Retratos. Outra atração é o documentário “De Bike”, realizado como conclusão do Projeto Acadêmico dos alunos da Esamc, que tem como objetivo desenvolver uma campanha educativa que denuncie o desrespeito aos ciclistas e mostre os benefícios da bicicleta.
Já o clipe “Asa Branca” - também confirmado para o cinema aberto - é um projeto realizado pelo grupo de teatro e música Emcantar, em parceria com o programa Transforma. O clipe musical tem a canção “Asa Branca” e a participação das crianças do grupo Emcantar.


Programação do evento:
26 de julho de 2014
Parque do Sabiá – 14h
Entrada pelo Bairro Tibery
Entrada Franca

14h às 17h – Contação de Histórias para crianças
17h às 21h – Espaço Literário aberto ao público
18h às 19h30 – Palestra “A arte de ser leve”, com a Leila Ferreira
19h40h às 21h – Apresentação de curtas-metragens


Joana Araújo
Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.